
O North Esporte Clube escreveu mais um capítulo em sua trajetória no futebol mineiro. No último domingo (3), o time enfrentou a URT, em Patos de Minas, pela penúltima rodada do Triangular Final do Campeonato Mineiro — Módulo II. O empate sem gols na Arena DB, garantiu a invencibilidade da equipe na fase decisiva e, principalmente, o acesso à elite do futebol estadual.
Mesmo atuando fora de casa, o North mostrou personalidade e postura ofensiva desde os primeiros minutos. Com a escalação composta por Rafael Pin (92), Kellyton (2), Ulisses (34), Feliphe Gabriel (4), Foguinho (6), Leandro Ferreira (5 – capitão), Rafinha (15), Renato (7), Luiz Thiago (70), Wandinho (23) e Rodrigo Fumaça (95), a equipe comandada por Douglas Ferreira quase abriu o placar logo aos sete minutos, em finalização perigosa de Rodrigo Fumaça. Durante toda a primeira etapa, o North levou perigo ao gol adversário, enquanto a URT tentava equilibrar as ações com apoio da torcida local.
No segundo tempo, a partida seguiu equilibrada e intensa. O North manteve o domínio em parte do jogo e teve boas chances com Luiz Thiago e novamente com Rodrigo Fumaça. Buscando um fôlego novo no ataque, o treinador Douglas Ferreira promoveu mudanças pontuais: Patrick entrou no lugar de Rafinha e Chico substituiu Wandinho. Apesar das tentativas e da pressão final, o placar permaneceu em 0 a 0.
Com o resultado, o North segue invicto no Triangular Final e acumula agora 17 pontos totais na competição, somando os resultados da primeira fase, que terminou em terceiro lugar com 16 pontos, 10 jogos disputados, 17 gols marcados e saldo positivo de quatro. A campanha sólida consolidou o time como uma das sensações do campeonato. O atacante Renato, artilheiro da equipe, contribuiu diretamente para o melhor ataque do torneio, com 55% de aproveitamento.
Para o técnico Douglas Ferreira, o desempenho diante da URT demonstrou a maturidade do grupo. “O jogo foi difícil, as duas equipes bem equilibradas, mas meus atletas se dedicaram ao máximo. Agora é descansar e pensar na estratégia para fazer da Arena Credinor um verdadeiro caldeirão na grande final”, afirmou o treinador, com foco total no duelo decisivo em casa.
O comentarista esportivo Nairlan Barbosa explica que o empate deixa tudo em aberto na busca pelo título da segundona. “Ficou para a segunda partida a decisão do título. As duas equipes têm chance de conquista e o grito de campeão ficou guardado. Poderemos até ter uma disputa de pênaltis para definir, o que não me surpreenderia. De um lado, teremos a tradicionalíssima URT acostumada a grandes decisões e a grandes disputas na elite do futebol estadual. Do outro, o time do North, debutando na primeira divisão e com grandes expectativas e investimento”, diz.
“O primeiro jogo foi truncado e foi de estudo, demonstrando que ambas as equipes estão levando a sério e para valer a disputa da taça mineira. Que o torcedor faça o seu papel e lotar a Arena do Todos os Santos no próximo sábado. A festa será de todos, mas a taça de campeão apenas de um. Que venha!”, completa o comentarista.
A final será no próximo sábado, dia 9 de agosto, às 15h45, na Arena Credinor, em Montes Claros. A expectativa é de casa cheia para uma festa que promete marcar o futebol do Norte de Minas. O presidente do clube, Victor Oliveira, fez questão de agradecer o apoio da torcida ao longo da campanha e convocou os torcedores para o último e mais importante desafio.
“Quero agradecer ao apoio do nosso torcedor que nos acompanhou em todos os jogos e convocar todo mundo para sábado, lotar a Arena Credinor e festejar com a gente o acesso e, quem sabe, o título do campeonato. Teremos muitas surpresas, carreata e trio elétrico depois do jogo. Montes Claros e o Norte de Minas merecem essa festa!”, destacou.