Dezoito atletas de Montes Claros e Janaúba foram classificados para disputa em Uberlândia
Outubro começa movimentado para os praticantes de artes marciais do Norte de Minas. Na próxima semana, as equipes de Marquinhos Karatê, de Montes Claros, e de Reginaldo Soares, de Janaúba, embarcam rumo à fase final do Campeonato Brasileiro de karatê.
Durante todo o ano foram realizadas cinco etapas classificatórias por algumas regiões do país em busca de novos profissionais. Na equipe de Marquinhos estão classificados os caratecas João Emanuel (categoria sub-12), Ana Araújo (categoria sub-15), Magvon Júnior (categoria sub-21 e adulto), Marcos Dias e Lucas Silveira (adulto), Amanda Sttefany e Larissa Caroliny (adulto), Alex Sandero, Geraldo Luciano e Antônio Marcos, o Marquinhos (master).
“Para esta final do Brasileiro, o pessoal está treinando desde o início do ano. Aconteceram os circuitos, as etapas para a classificação. Eles tiveram que correr o Brasil para se classificar. E, a partir do momento que classificaram, continuaram treinando para a final”, diz Marquinhos.
NOVATOS
João, Ana e Marcos Dias vão à final pela primeira vez, construindo o próprio legado. O professor conta que a chegada da garotada é fundamental para compor o grupo. “É muito bom. São as renovações da equipe. Isso é muito importante. Eles são dedicados tanto que estão na final. O total por categoria classificado em todo o Brasil é de 20 atletas. Tem que ser muito dedicado e ter talento”.
Com Reginaldo Soares fora de combate por problemas de saúde, irão aos tatames Gabriel Soares (categoria cadetes 14 a 15 anos até faixa verde – 63 kg), Fernando Etorys Sá (sub-12, de 9 a 10 anos até faixa verde – 30 kg), Kevin Matheus (sub-12 idade, de 9 a 10 anos até faixa verde – 40 kg), Kaiky Matos (categoria sub-12, de 10 a 11 até faixa verde – 50 kg) e Pedro Felipe Fialho (cadetes até faixa verde +70 kg).
No feminino, conquistaram a vaga Evelyn Emanuelle Rodrigues (13 anos mais, de 47 kg), Ana Luisa Soares (cadete, de 14 a 15 anos, +54 kg) e Jhulia Nicole de Aquino (sub-14, de 12 a 13 anos até faixa verde – 42 kg).
TORNEIO
A missão é representar Minas Gerais no torneio nacional, que acontece de 7 a 13 de outubro, em Uberlândia, no Praia Clube. A competição irá reunir mais de 7 mil atletas.
Os norte-mineiros pegam estrada rumo ao Triângulo Mineiro na próxima terça-feira, em dois períodos – manhã e noite. O karatê é o esporte que terá competição inédita nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
*Estagiário sob supervisão do editor