Mudando hábitos para mudar de vida
Colégio Indyu promove projeto que pretende criar nos alunos e em suas famílias a necessidade de mudar os hábitos para melhorar a qualidade de vida. As atividades vão culminar com a I MOSTRA DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE DO COLÉGIO INDYU
Alunos estão envolvidos na prática de mudança de hábitos e realizam atividades desde já nas dependências do colégio
Nairlan Clayton Barbosa
Um projeto idealizado por professores do Colégio Indyu pretende criar e instilar nos alunos, e principalmente em suas famílias a necessidade de mudar os hábitos para melhorar a qualidade e principalmente mudar de vida. O nome tem tudo a ver com a necessidade dos tempos modernos: “Mudando Hábitos para Mudar de Vida”.
A Educadora Física Gyselle Rocha, é idealizadora do projeto e explicou que o maior motivo da criação partiu de uma observação dela do aumento do número da obesidade em crianças e adolescentes. De fato, grande parte da população mundial tem sofrido com o problema do aumento excessivo de peso, mas a faixa etária que inclui a os jovens é a que mais tem registrado problemas.
A organização Mundial de Saúde entende que a obesidade se tornou uma epidemia global. A obesidade está relacionada a uma série de fatores como hábitos alimentares e atividade física, além de fatores biológicos, comportamentais e psicológicos. Não se trata de um problema meramente estético. Além de frequentemente sofrerem “bullying” por parte dos colegas, adultos obesos tendem a ter filhos obesos e também com sérios problemas de saúde, como diabetes, doenças cardíacas e a má formação do esqueleto. O sobrepeso e a obesidade são o quinto fator principal de risco de disfunção no mundo. A cada ano, pelo menos 2,8 milhões de pessoas adultas morrem em consequência do sobrepeso ou da obesidade. 44% dos casos de diabetes, 23% dos casos de cardiopatias isquêmicas e de 7% a 41% dos casos de alguns tipos de câncer são atribuíveis ao sobrepeso e à obesidade.
O projeto quer criar nos adolescentes o entendimento da necessidade de cuidar da saúde por meio da educação alimentar e da prática de exercícios. Segundo Gyselle Rocha, desde o início do ano atividades estão sendo realizadas com os alunos para conscientizá-los de cuidar da saúde.
- A primeira atividade já foi feita com eles, que foi uma palestra expositiva sobre como calcular o IMC – Índice de Massa Corporal, a diferença entre alimentos Diet e Light, distúrbios alimentares, como funciona a pirâmide alimentar.
Os alunos já entregaram uma análise do que entenderam com base na palestra ministrada.
ENVOLVIMENTO DOS PAIS
Porém, uma das principais metas do projeto é, além de conscientizar os alunos, repassar para a família a necessidade dos cuidados com a saúde e os hábitos alimentares. Para isso, os alunos também entrevistaram os pais e outros membros da família repassando seus conhecimentos e informando dos perigos da obesidade nos tempos modernos.
- Nós formulamos um questionário que deve ser respondido por dois membros adultos da família, incluindo pais, irmãos e tios abordando se eles têm conhecimento da prática de atividades físicas e dos hábitos alimentares da família. Eles também farão os cálculos do IMC com estes membros - explica Rocha.
OFICINA MASTER CHEF
Como parte das atividades dos alunos, haverá a Oficina Master Cheff onde os alunos irão colocar a mão na massa e vão produzir os alimentos, porém levando em conta a qualidade nutricional de cada alimento.
- Serão produzidos alimentos para mostrar aos alunos que a reeducação alimentar não precisa ser uma coisa chata. O objetivo é instruir e mostrar que fazer reeducação alimentar não é só comer salada e alimentos sem graça. Vou mostrar pra eles receitas de cookies fit, sanduíche natural, Brownie funcional. Vamos destacar que existem receitas de alimentos de gostosos e de baixo valor calórico - afirma Gyselle.
MOSTRA DE ATIVIDADE FÍSICA
Depois do envolvimento dos alunos durante todo o semestre nas atividades que apontam para os cuidados com a saúde, a culminância do projeto será a I MOSTRA DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE DO COLÉGIO INDYU quando serão apresentados para os pais os resultados da pesquisa realizada pelos alunos durante todo o semestre trabalhado.
Outra novidade serão as oficinas que vão ocorrer durante todo o dia da Mostra: Capoeira, Zumba, Forró, Funcional e uma luta de arte marcial.
Segundo Gyselle Rocha, na Mostra estarão presentes acadêmicos de Enfermagem para medir a pressão e fazer testes de glicemia. Acadêmicos de Nutrição irão montar uma mesa de alimentos saudáveis para ajudar os pais a entender a necessidade de qualidade no cardápio familiar.
- Também teremos o pessoal da estética que irá cuidar da pele dos pais que serão os convidados para esta Mostra. Teremos também o pessoal de Gastronomia vai levar receitas saudáveis para as famílias.
Para a diretora do Colégio Indyu, Karina Almeida, o Projeto é uma forma de envolver e conscientizar as famílias em reformular sua cultura de Educação alimentar.
- Esse projeto vem despertar não somente nos nossos alunos, mas como também em toda sua família a importância de preocuparmos com a nossa saúde e consequentemente trabalharmos a importância de uma alimentação saudável e uma atividade física apropriada as condições de cada um. O resultado vai refletir na vida social dos nossos alunos como principalmente no rendimento em sala de aula. Pois os estudantes terão mais energia e disposição para enfrentar a rotina de estudo - finaliza Karina Almeida.
