Nairlan Clayton Barbosa
A temporada 2017 do motocross norte-mineiro começa no mês de abril. São duas competições distintas, promovidas pela Radical-X com supervisão da Associação Norte-mineira de Motociclismo.
A principal é o Circuito Norte mineiro de Motocross, que tem maior estrutura e tem participação de pilotos de altos níveis de pilotagem, além dos iniciantes e intermediários. A outra competição é a Copa Regional Norte de Motocross, que é destinada especialmente aos pilotos locais e regionais, de níveis amadores e iniciantes.
No Circuito de Motocross são sete categorias em disputa – de iniciantes a profissionais. Na Copa Regional tem cinco categorias, sendo quatro delas amadoras, nacionais e importadas e uma Força livre. O campeonato Norte Mineiro surgiu no ano de 2005.
Tico Cordeiro, atual presidente da associação assumiu a competição no ano de 2009, encarando o desafio de manter o campeonato quando a forte crise financeira atingiu o país.
- Na época, foi realizada uma temporada mais enxuta com a perda de diversos colaboradores importantes. No ano passado (2016) o fantasma da crise voltou a assombrar a modalidade por todo o país, o campeonato estadual, por exemplo, foi suspenso. Com todos os desafios, conseguimos realizar os nossos campeonatos com uma redução de provas inesperada, o Circuito teve três etapas e a Copa Regional teve quatro - afirma Cordeiro.
Nesse ano as expectativas são as melhores. Já tem cerca de seis provas agendadas que serão anunciadas assim que os processos de contratações forem fechados. A previsão é de 10 provas sendo 5 para cada competição.
Destaques da competição
O destaque da temporada passada foi Paulo Guilherme, da cidade de Janaúba, campeão da principal categoria, a MX1.
O destaque montes-clarense é o piloto Pedro Henrique, o Lacraia, que foi campeão da classe intermediaria.