Montes Claros Vôlei de volta aos treinos

O time retorna às atividades dos treinos para participar da Copa do Brasil e Sulamericano. Folga serviu para descansar músculos, segundo preparador físico

Jornal O Norte
Publicado em 04/01/2017 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 14:49.

O esforço que o Montes Claros Vôlei teve para fechar a primeira parte da Superliga Nacional com os 3x0 sobre o Copel Maringá, na 8ª vitória em 11 jogos, e garantir a inédita terceira colocação geral no turno nestes quatro anos de projeto, foi recompensado com uma folga de duas semanas. O grupo só volta a treinar na segunda-feira que vem (2 de janeiro), já ciente de que o calendário de agora em diante será ainda mais exigente.

Além da outra metade da Superliga Nacional, o clube terá pela frente a Copa Brasil e o Campeonato Sul-americano de Clubes, do qual será anfitrião. Para manter o grupo em alta técnica e fisicamente, a folga tem sido regida por uma espécie de “cartilha”, como explicou o preparador físico Gabriel Azzi.

- O mais importante neste período de final de ano e intervalo de turnos é descansar as articulações e reduzir a intensidade da carga de trabalho que fizemos até aqui - analisa.

O planejamento, segundo ele, passa pela manutenção de alguns exercícios de rotina, com técnicas já dominadas pelos jogadores e que podem ser feitas sem a necessidade de uma orientação pessoal.

- Esta paralisação permitirá a recuperação física e, porque não, psicológica também. Até aqui, os atletas responderam muito bem ao que foi determinado nos trabalhos do dia a dia junto ao que é desempenhado pela comissão técnica, além do que tivemos um baixo índice de lesão, mérito do trabalho multidisciplinar que realizamos junto aos fisioterapeutas Jomar Almeida e Rodrigo Gonçalves - acrescenta Azzi.

Sobre o número reduzido de lesões, segundo Azzi, o clube procurou identificar demandas e dificuldades de cada atleta, assim como o histórico de lesões, a fim de se evitar qualquer recorrência.

A “cartilha” de exercícios durante a folga, segundo o preparador físico, determina uma sequência de quatro dias seguidos de trabalhos considerados multiarticulares, com uma pausa de dois dias para a recuperação e, em seguida, uma nova série com a mesma sequência.

Sobre o que são os exercícios multiarticulares, ele explica: - o atleta sempre atende a uma demanda de movimentos com muitas articulações envolvidas: agachamento, levantamentos, saltos e arranques. Estes exercícios propõem isto, de forma que você também não trabalhe uma musculatura isoladamente.

Os jogadores e a comissão técnica do Montes Claros se reapresentam na tarde de segunda-feira para uma série de trabalhos com peso. No dia seguinte, retomam os trabalhos de quadra.

- Com este trabalho preventivo, acreditamos que podemos retomar os trabalhos numa sequência tão boa como foi a do primeiro turno - finaliza Azzi. (Com informações do blog De Veneta)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por