Vitor Costa
Estagiário
No país do futebol não é nada fácil entrar em um time profissional. Atualmente, a maioria dos grandes clubes brasileiros mantém contato permanente com algumas escolinhas e envia representantes para testar garotos que se destacam em cada uma delas.
De acordo com o coordenador administrativo do Funorte, Cláudio Teixeira, grandes nomes que passaram pelo time de base do Funorte como Ualisson Picachu, Felipe Martinez e outros que chegaram a jogar no América Mineiro e em times de Portugal.
- Escolas de futebol associadas a grandes clubes têm sido uma porta de entrada para concretizar a vontade desses jovens em se tornar um jogador profissional.
O atacante Ualisson Picachu foi uma das revelações da equipe do Funorte, onde jogou na disputa do campeonato mineiro de júnior 2008 e 2009, quando o time foi bicampeão do interior e terceiro lugar geral.
- Outro exemplo é o atleta Felipe Martinez, formado nas categorias de base do Funorte e com passagens por outros projetos esportivos de Montes Claros – destaca Claudio.
REQUISITOS
Segundo Cláudio Teixeira, para ser considerado formador de atletas, o clube precisará cumprir basicamente vários requisitos.
- Um time formador de atletas precisa fornecer programa de treinamento nas categorias de base, com complementação educacional, além de garantir assistência educacional, psicológica, médica, e ter instalações desportivas em condições adequadas e outros termos burocráticos – explica Teixeira.
Para o treinador do time de base do Funorte, Júnior Borges, para o esportista conseguir alcançar os objetivos na carreira precisa alinhar trabalho duro e humildade. Ele se diz feliz ao saber que atletas que começaram com ele estão progredindo em outras cidades.
- É uma felicidade enorme ver atletas que começaram aqui e hoje estão em grandes clubes, porque é uma exposição do resultado de um trabalho duradouro. Como treinador, a gente sonha junto com eles, porque se cria uma relação de pai e filho com esses garotos – conta Júnior.
Um dos jovens jogadores que tentam a sorte em um time grande é Evanílson Lopes. O atleta chegou a disputar uma vaga no América Mineiro e tem como ídolos o lateral-esquerdo Roberto Carlos e o atacante Neymar.
- As expectativas são boas para fazer um campeonato mineiro muito positivo, e, quem sabe, após a segunda fase eu consiga uma boa oportunidade – aspira Evanílson.