Montes-clarense sagra-se campeã brasileira juvenil de squash

Jornal O Norte
Publicado em 08/12/2008 às 11:10.Atualizado em 15/11/2021 às 07:52.

Girleno Alencar


Colaboração para O NORTE



A montes-clarense Renata Furletti, de 12 anos, sagrou-se campeã brasileira juvenil de Squash, durante disputa realizada no período de 27 a 30 de novembro, em Brasília, em competição que reuniu 300 atletas de todo Brasil. Ela é da MC Squash, que em menos de um ano, já obteve excelentes resultados nesta modalidade esportiva, com o atleta Gabriel Brito, de 12 anos, que liderou o Campeonato Mineiro e quase se sagrou campeão na sua categoria. Os resultados alcançados pelos atletas montes-clarenses tem animado a prática do squash na cidade e a conseqüência direta é que em 2009, Montes Claros deverá participar das competições estadual e nacional, com maior número de atletas. Somente para se ter noção da importância da conquista de Renata Furletti, a cidade de Montes Claros, pólo do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Sudoeste da Bahia, envolvendo 2 milhões de pessoas, tinha conquistado um título nacional somente em modalidades de artes marciais, como Karatê.



O desempenho da montes-clarense Renata Furletti, no Campeonato Brasileiro de Squash, teve destaque, pois ela conquistou o título de forma invicta. Ela participou da competição acompanhada pelos seus pais, Ronaldo e Patrícia Furletti. Por sinal, a atleta tem amplo apoio da família, ela que também pratica tênis de campo. A sua iniciação no squash ocorreu há menos de um ano e demonstrando toda sua qualidade técnica, já se destacou no cenário nacional, depois de primorosa apresentação no Campeonato Mineiro, onde conquistou o título. O empresário Antônio Tunes, da MC Squash, afirma que além de Renata, Montes Claros conta ainda com outras jovens promessas como o atleta Gabriel Brito, também de 12 anos, que por pouco não conquistou o título mineiro.



A sua expectativa é que Montes Claros seja representada por mais atletas em 2009, disputando as etapas do Campeonato Mineiro e, ao fim do ano, o Campeonato Brasileiro o que pode significar a chegada de mais títulos e novos campeões. Antônio Tunes ressalta ainda que nunca é tarde para se começar e que, embora as vitórias tenham sido conquistadas por jovens atletas, muitos não-tão-jovens praticantes do squash também estão em condições  técnicas e físicas de disputar campeonatos com boas chances de títulos. - Portanto, quem se interessar pela modalidade, pode procurar a academia e agendar uma aula experimental, sem custo algum e conhecer o esporte. É um ótimo esporte – finaliza.



Ele lembra que quando trouxe o squash para Montes Claros, não podia imaginar que em tão pouco tempo contaria com atletas/alunos competindo no cenário mineiro e nacional. Funcionando há pouco mais de 2 anos e contando com cerca de 80 alunos, a MC Squash é a única academia dessa modalidade no Norte de Minas. O squash é um esporte de raquetes, disputado em quadras fechadas, com dois jogadores alternando golpes tal como em uma partida de tênis. A disputa ocorre em melhor de cinco sets de 11 pontos, sem vantagem. O atleta que conseguir vencer três sets. 



- Por mais simples que possa parecer, trata-se de um esporte que exige grande capacidade de concentração além de boa capacidade física. Um dos grandes atrativos está na capacidade de aliar atividade aeróbica intensa com diversão. O consumo calórico também não pode ser deixado de lado. Uma partida de uma hora pode gerar uma queima de até 800 calorias – explica o empresário Tunes.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por