Montes-clarense revela o orgulho por ser escolhido para carregar a Tocha Olímpica
Eudóxio Lafetá Rabelo, fundador do grupo de trekking e ciclismo Aventureiros do Sertão aguarda com ansiedade a oportunidade de carregar a Tocha Olímpica
Foto: Arquivo Pessoal![]() Eudóxio Lafetá Rabelo, fundador do grupo de trekking e ciclismo Aventureiros do Sertão aguarda com ansiedade a oportunidade de carregar a Tocha Olímpica |
O dia 9 de maio se aproxima e com ele vem a ansiedade de muitos montes-clarenses que aguardam a oportunidade de carregar a Tocha Olímpica. Um dos sortudos que foram selecionados pelo Comitê Olímpico é Eudóxio Lafetá Rabelo Neto, fundador do grupo de trekking e ciclismo Aventureiros do Sertão.
Há dois anos e meio, Eudóxio Lafetá reuniu pela primeira vez uma pequena turma para caminhar pelas trilhas próximas a Montes Claros. O encontro foi marcado pelas redes sociais. Em pouco tempo a prática foi se repetindo e hoje o grupo de amigos já soma mais de 3 mil membros.
A ideia inicial do grupo não era só realizar práticas esportivas, mas também cuidar da natureza. Quase três anos depois eles mantêm o mesmo foco, desempenhando atividades ecológicas pelos locais em que passam. Seja por cachoeiras, montanhas, grutas, os aventureiros fazem a limpeza dos lugares e se dedicam ao plantio e preservação de espécies.
O fundador do grupo conta que ficou surpreso quando veio a confirmação de que vai carregar a tocha pela cidade.
- Eu não fiz a inscrição, uma participante do grupo me inscreveu sem que eu soubesse. Quando assustei, já foi com o pessoal me ligando falando que eu iria participar - conta Lafetá.
Os Aventureiros do Sertão se dedicam ainda aos trabalhos sociais. Todos os anos o grupo se reúne para coletar alimentos e fraldas que são distribuídos a instituições da cidade. Foi dos aventureiros também que já partiram várias denúncias aos órgãos de fiscalização com relação a descasos com o meio ambiente. Para o fundador, carregar a tocha olímpica vai possibilitar que um pouco da ideologia do grupo seja passada para todo o mundo.
- Nosso grupo age localmente, mas este exemplo agora vai para todo o mundo. Fico muito orgulho em poder carregar a tocha, levando um pouco de Montes Claros e dos Aventureiros do Sertão para todo o planeta - conta Eudóxio Lafetá.
REVEZAMENTO
A Tocha Olímpica será acesa em maio na cidade grega de Olímpia, berço dos jogos mundiais. Após percorrer algumas cidades gregas por uma semana, ela vem para o Brasil, onde irá percorrer 300 cidades, sendo conduzida, durante 90 dias, por cerca de 12 mil pessoas. Serão 20 mil quilômetros por estradas e 10 mil milhas aéreas no trajeto.
