Heberth Halley
Repórter
No dia 30 de março, a equipe júnior do Funorte, com idade até 20 anos, estréia no campeonato mineiro da categoria contra o Villa Nova de Mantena. Para muitos a competição serve para revelar novos atletas para o futebol, pois ainda são jovens e inexperientes. Mas o time da Funorte parece ser o contrário. Nota-se no elenco da equipe que muitos jogadores já são experientes, mesmo com pouca idade. Muitos deles já passaram por várias equipes e tiveram experiência de jogar competições estaduais como: Jimi – jogos do interior de Minas, taça São Paulo, campeonato mineiro júnior e até mesmo vários já se profissionalizam, tendo o gosto e experiência de jogar numa partida da segunda divisão adulta.
Do grupo que o treinador Paulo César Alencar conta hoje, estiveram no grupo principal do Funorte e se profissionalizaram 12 atletas: Fredinho, Anderson, Fabricinho, Rafael, Saulo, Diogo, Nenê, Branquinho, Rômulo, Tiago Pit Bull, Marlúcio e Gerinha.
O zagueiro e capitão Anderson é um dos mais experientes do grupo. Passou pelo Ateneu, centro de treinamento do Oscar, Mackenzie, a qual disputou o campeonato mineiro de júnior 2006, Marília/SP, Venda Nova, da qual também disputou o mineiro de 2007, copa Integração com a presença de Atlético, Cruzeiro, América, e no ano passado se profissionalizou no Funorte, fazendo parte do grupo da segunda divisão, tendo disputado várias competições.
- Isso é bom, mostra que mesmo jovens o nosso grupo é experiente, no sentido de que já tem disputado vários campeonatos e isso pode refletir dentro de campo, mas temos que usar e fazer valer isso dentro de campo – diz Anderson.
O lateral-esquerdo Saulo, que veio de Rondônia, também tem grande experiência no futebol. Já passou pelo Gênus de Rondônia da qual disputou a copa São Paulo e ano passado fez várias partidas pelo Funorte, na segunda divisão.
O treinador Paulo César Alencar avalia isso como um ponto positivo.
- A gente espera que eles possam colocar essa experiência em prática. Na hora que o bicho pegar isso não vale de nada. A intenção nossa de manter esse pessoal no profissional foi para isso, pegar experiência para esse ano, são 12 atletas que fizeram parte do grupo. A gente nota que hoje os caras são mais maduros. Eles são juniores, mas experientes. A postura deles é como profissional e eles já são – explica o treinador que salientou ainda que diante dessa experiência, de um grupo maduro, está muito confiante na equipe, e que o Funorte tem tudo pra fazer um bom campeonato mineiro.
- A gente não ganha nada antes de jogar, exemplo foi no ano passado pelo profissional, pensávamos que estava fácil e quando acordamos saímos fora. Que isso sirva de lição. O time é bom, maduro, mas estou muito confiante no time – frisou PC Alencar.
Um dos principais responsáveis por essa base é o auxiliar técnico do Funorte, Nego, que desde quando os atletas ainda eram infantis acreditou neles. Tendo esses jogadores, a maioria das vezes, tendo jogado junto e sendo inclusive campeão de copa Toninho Rebello, copa Minas Brasil infanto-juvenil, Jimi, campeonato amador de júnior, campeonato mineiro pelo Mackenzie em 2006, campeonato mineiro de 2007 pelo Tupi de Janaúba e a segunda divisão do mineiro pelo Funorte.
CAMPEÕES DO JIMI
Neste grupo vários jogadores foram campeões do Jimi, uma das mais difíceis competições do Estado na categoria até 17 anos, em 2004. Do grupo faziam partida da equipe Nenê, Marlúcio, Branquinho, Rômulo, entre outros.
EXPERIÊNCIAS
Fredinho – Camaçariense, Seleção de Promissão, Tupi de Janaúba e Funorte
Fabricinho – Cruzeiro Santos Reis e Funorte
Anderson – Ateneu, CT Oscar, Mackenzie, Marília, Venda Nova e Funorte
Júnior - Funorte
Saulo - Cruzeiro de Rondônia, Gênus, Nacional/PR e Funorte
Diogo – Ateneu, Mackenzie, Venda Nova e Funorte
Nenê – Ateneu, Tupã/PR, Tupi de Janaúba, Mackenzie, Lafarge, Marília e Funorte
Branquinho – Ateneu, Santo André, Venda Nova e Funorte
Rômulo – Lafarge, Santa Maria de Brasília/DF, Tupi de Janáuba e Funorte
Marlúcio – Ateneu, Lafarge, Mackenzie, Feroviário/SP, Tupi de Janaúba e Funorte
Tiago Pit Bull – América/SP, Primavera de Indanhatuba e Funorte
Cassinho – Funorte
Eduardo – MCTC e Funorte
Gênesis – Vitória/BA, Villa Nova/MG, Gênus, Cruzeiro/RO e Funorte
Tales – Funorte
Daniel Bocaiúva – Mackenzie, Vespasiano, Vera Cruz de Bocaiúva e Funorte
Martinez – Seleção de Promissão, Mackenzie, Vespasiano, Venda Nova, e Funorte.
Rafael – Astral/PR, Pão de Açúcar/SP, Mirassol e Funorte
Fernando – Ateneu, Vespasiano e Funorte
Felipe – Atlético/MG, Rio Pardo de Minas e Funorte
Amaral – Tupi de Juiz de Fora, Flamengo, Volta Redonda e Funorte
Alexandre – Tupi de Janaúba, Astral/PR e Funorte
Mateus – Novo Nordisk, MCTC e Funorte
Anderson Cláudio – Vespasiano, Mackenzie e Funorte
Renato - MCTC, Mackenzie e Funorte
Gerinha – Novo Nordisk, Mirassol e Funorte
Tiago Guma – Ateneu, Mirassol, Japão, Juventude, Grêmio e Funorte
Josimar - Funorte