Atleta montes-clarense é campeão brasileiro escolar de futsal sub-17 pelo Colégio Magnum e já tem contato para ir para a Ulbra
Heberth Halley
Repórter
www.onorte.net/halley
Como diz o famoso ditado: Filho de peixe, peixinho é! Pois é! Isso mesmo! O atleta montes-clarense Matheus Silva Durães, carinhosamente chamado por Matheuzinho, 15 anos, filho do professor de Educação Física e da disciplina de futsal na Funorte e Unimontes, e treinador do MCTC sagrou-se campeão brasileiro escolar de futsal sub-17, pelo Colégio Magnum de Belo Horizonte, em Aracajú - Sergipe, no último sábado, 20. A competição aconteceu entre os dias 13 a 20 de outubro. Com o título, o Colégio Magnum garantiu vaga para o campeonato mundial que acontece em Fortaleza, no mês de novembro.
A equipe da capital mineira foi campeã invicta. Goleou o Rio de Janeiro por 11 a 2, venceu o Sergipe por 4 a 3, Alagoas, por 7 a 3, na semifinal derrotou Bahia por 9 a 2 e na final venceu o Colégio João Alves de Sergipe por 6 a 4.
- Sem dúvida, esse foi o meu principal título – diz Matheuzinho, que mostra a cada dia, mesmo com pouca idade, mais experiência e humildade.
- Foi um título muito importante pra minha carreira. Principalmente um título brasileiro como esse. E também pelo fato ser mais novo e jogar numa categoria acima da minha, e ainda conhecer outros estilos de jogo de outros estados – salienta o ala direita, que durante a competição fez quatro gols.
O atleta considerou que o jogo mais difícil foi contra o Colégio Amadeus, de Sergipe, na fase classificatória, quando também foi um dos destaques da partida. Entrou durante a partida e marcou dois gols, após está empatada em 1 a 1.
Matheuzinho, que há dois anos está no Colégio Magnum, já disputou várias competições importantes, como campeonato metropolitano, mineiro, estadual, escolar, entre outros. Em 2006, com o bom futebol apresentado foi convocado para a seleção mineira de futsal, categoria sub-15, treinou, mas durante os treinamentos se contundiu e não chegou a jogar a competição.
Matheuzinho veio comemorar com a família e amigos a conquista do título brasileiro e seu aniversário dia 21 de outubro e já viajou para a capital mineira para a disputa do campeonato metropolitano que começa nesta quarta-feira e o atleta espera levantar mais um troféu. Participam da competição além do Colégio Magnum, Atlético, Minas e Olímpico.
Mesmo com 15 anos, completados segunda-feira, o atleta montes-clarense já tem propostas para atuar no Ulbra do Rio Grande do Sul como atleta profissional de futsal.
- Houve uma conversa com os diretores da Ulbra e Colégio Magnum, quando a Ulbra veio jogar em Belo Horizonte com o Minas, e segundo o diretor Gustavo Lara, eu e o outro atleta, o Igor, estaríamos certos para ir para a Ulbra quando eu completar 17 anos – explica Matheuzinho, que pretende ser um atleta profissional e chegar a seleção brasileira de futsal.