Heberth Halley
Repórter
O carateca Marquinhos, atleta da Funorte/Motosmar, não conseguiu o heptacampeonato sulamericano de karatê, na categoria 65 a 70 quilos. Ele terminou em terceiro lugar no campeonato disputado em Buenos Aires, na Argentina, nos dias 15 a 17 de agosto. Marquinhos disputou cinco lutas, venceu quatro, inclusive do atual campeão dos Jogos Panamericano no Rio de Janeiro, e perdeu uma luta, na semifinal, para o venezuelano, que ficou em segundo lugar nos Jogos do Pan no Rio. Em 2007, Marquinhos foi campeão e o venezuelano ficou em terceiro. Neste ano a história se inverteu.
Marquinhos da Funorte/Motosmar fica em
terceiro no sulamericano
(foto: XU MEDEIROS)
- Neste ano estava muito equilibrado do que nos outros anos, não tinha um atleta que se destacava mais do que o outro. As lutas estão muito equilibradas – disse Marquinhos, que na luta em que perdeu a chance de ir para a final, estava vencendo por 3 a 2, mas cedeu o empate e na prorrogação foi derrotado.
- Creio que faltou mais ritmo de competição de alto nível pra mim. O venezuelano estava vindo de cinco competições internacionais e creio que isto pesou – explica o atleta da Funorte.
A competição contou com mais de 800 atletas nas categorias cadete, juvenil e adulto de diversos países como: Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Equador, Bolívia e Colômbia.
A intenção de Marquinhos agora é tentar uma vaga para o mundial em novembro no Japão. Ele treina entre os dias 05 a 07 de setembro em Uberlândia para o quadrangular que acontecerá no Rio de Janeiro, onde definirá o atleta que irá representar o Brasil no mundial.
O atleta janaubense Reginaldo Soares ficou em terceiro na categoria leve até 60 quilos.
