A Secretaria Municipal de Esportes de Montes Claros tem contribuído de maneira decisiva para o desenvolvimento do Esporte montes-clarense gerando alternativas inovadoras e criativas frente aos desafios postos pela gestão que o esporte local requer, colocando a nossa cidade no mesmo nível dos grandes centros deste país.
A Secretaria Municipal de Esportes ao longo de suas décadas de existência tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento de nossa sociedade, por ser uma secretaria com forte compromisso social, marcado pela seriedade, responsabilidade, qualificação e competência daqueles que a constituem: Professores de Educação Física, Servidores Técnicos e Administrativos.
Em todos os segmentos esportivos ela tem cumprido seu papel através de núcleos de formação de atletas de excelência, escolinhas de base, competições nos níveis escolares, universitários, amadores e de alto rendimento, além de várias opções de lazer para toda a comunidade montes-clarense, de maneira competente e inquestionável, contribuindo, assim, para o desenvolvimento local, regional e nacional do esporte, além de ajudar no processo educativo de nossas crianças e adolescentes.
Diante disso, manifestamos nossa indignação quanto à fusão da Secretaria Municipal de Esportes, importante patrimônio da educação de nossa cidade, quando se articula uma política de redução dos gastos públicos municipais.
É de se ressaltar que a cidade de Montes Claros conta atualmente com duas entidades de ensino superior com o curso de Educação Física, que tem no esporte um dos melhores instrumentos para se “trabalhar a inclusão social”. Sendo assim o município não pode andar na contramão do progresso, justamente em um tempo em que se fomentam as políticas esportivas nas esferas Estaduais e Federais com a criação da “Lei de Incentivo ao Esporte”. Também a conotação dada pela televisão brasileira à importância do esporte como meio educacional, justificando a realização dos “Jogos Pan-americanos no Brasil” demonstram que o esporte deve ser levado a sério pelos nossos governantes.
Diante do exposto, a sociedade montes-clarense, aqui representada por Professores de Educação Física de Montes Claros, Diretórios Acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte), Agremiações Estudantis, Liga Norte Mineira de Esportes (Lenorte) Acadêmicos, Estudantes, Atletas, Pais e demais cidadãos vêm a público unindo suas vozes às demais entidades e instituições que se posicionam contra a fusão da Secretaria Municipal de Esportes com a Secretaria de Educação.
Reafirmamos nossa compreensão de que é urgente, por parte da Administração Municipal, de promover medidas necessárias ao equilíbrio das contas públicas como determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal e Pela Lei de Diretrizes Orçamentárias, no entanto a fusão dessas secretarias não traduz em economia significativa, nem tão pouco no enxugamento que a máquina administrativa municipal necessita.
Entendemos que as ações do poder municipal neste sentido devem ser mais objetivas e com resultados mais transparentes, uma vez que o que se percebe são medidas sem cunho funcional, cujo objetivo é a tentativa do nosso prefeito se justificar perante a sociedade montesclarense, em virtude de uma administração ineficiente.
Acreditamos que a fusão de secretarias não seja a solução para a crise administrativa atual, uma vez que o Projeto de Lei apresentado pelo Senhor Prefeito em nenhum momento propõe a redução dos gastos públicos, o que poderia ser conseguido com a diminuição das centenas de cargos de chefia e de confiança que oneram a folha de pagamento do município. Entendemos que a manutenção da Secretaria Municipal de Esportes, administrada pelos professores de Educação Física e funcionários efetivos não compromete em nada o orçamento do município.
Neste sentido vimos solicitar de vossa senhoria, que como nós também denota sua preocupação quanto ao futuro administrativo do nosso município, que reflita bastante sobre o projeto apresentado pelo Senhor Prefeito, propondo a fusão da Secretaria de esportes com outra secretaria e vote contra o mesmo.
Esperamos que vossa senhoria entenda que a aprovação de tal projeto pela Câmara Municipal significa um grande retrocesso para a política esportiva local, além do fim de um trabalho construído e solidificado durante muitos anos através de alianças e esforços junto à sociedade montes-clarense.
Os abaixo assinados em anexo, acreditando na sensatez e comprometimento de vossa senhoria com a sociedade montes-clarense e com o esporte “instrumento valioso para ajudar a educar nossos jovens, tirando-os da marginalidade e direcionando-os a um futuro mais promissor”, desde já agradecem.
Montes Claros, MG, 07 de Fevereiro de 2007