Por Nairlan Clayton Barbosa
![]() Equipe Dojô Shobukai de Karatê trouxe 9 medalhas na bagagem |
Reconhecida como a maior competição municipal de Minas Gerais, com a chancela da Federação Mineira de Karatê (FMK) e da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), o evento recebeu 285 atletas de Minas Gerais e até de outros Estados como Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo e árbitros credenciados para competições nacionais, panamericanas e até mundiais.
A equipe de Karatê Dojô Shobukai encheu a mala de medalhas no fim de semana quando participou da Copa Sete Lagoas de Karatê.
O time comandado pelo professor Marcos Aurélio disputou com cerca de 285 atletas na cidade da região central e a performance não poderia ter sido melhor. Foram cinco medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze.
Silas Queiroz foi ouro no Katá e Kumitê, Cecília Rocha foi ouro no Kumitê; Arthur Rocha foi ouro no Katá e a prata ficou com Gabriel Dias. Helicardo Fernandez foi Prata em Kumitê e prata em Katá, enquanto Magnus Leandro foi Ouro em Katá e prata em Kumitê.
A Copa realizada dias 1 e 2 de agosto, no Complexo Esportivo Vinícius Dias de Avelar (Av. José Sérvulo Soalheiro, Aeroporto) disponibilizou também aos participantes oportunidades de capacitação de alto nível, com o curso de Alto Rendimento, ministrado pelo técnico da seleção brasileira de karatê, o professor Ronei Vitor, e a Clínica de Arbitragem, pelo diretor de arbitragem da CBK e membro do Panamericana Karatê Federation, o Sensei Celso Rodrigues. Ambos já estão confirmados para o ano que vem.
O Karatê foi reconhecido como modalidade olímpica para os jogos de 2020.

