Antônio Lopes foi contratado no dia 12 de julho com a missão de livrar o América da zona de rebaixamento, mas ainda nem chegou perto do seu objetivo. Logo em sua estreia foi goleado pelo Ceará (4 a 0), em Fortaleza, e teve a pior colocação do Coelho no campeonato. Ao término da 10ª rodada ficou na vice-lanterna.
Nas duas partidas seguintes teve dois empates: contra Figueirense, na Arena, e Grêmio, no Olímpico. Apesar do início ruim, o ‘delegado’ está tranquilo. Ele viu evolução em relação ao time que foi treinado por Mauro Fernandes e tem um plano para escapar da degola.
Depois da igualdade com o Grêmio, por 1 a 1, Lopes percebeu como será difícil bater os adversários fora de casa e, por isso, planeja vencer todos os confrontos em Sete Lagoas. A começar pelo jogo diante do Coritiba, neste domingo, às 18h30, pela 13ª rodada do Nacional.
- A gente precisa ganhar todos os jogos em casa. Esse empate no Olímpico, em outras situações, até seria um bom resultado, mas como nós estamos deixando de ganhar em casa a projeção é essa: se ganharmos em casa, vamos nos livrar do rebaixamento -ponderou o comandante.
O único triunfo do América até agora foi sobre o Bahia, por 2 a 1, de virada, justamente na Arena. Nos outros cinco jogos como mandante, foram três empates (Cruzeiro, Figueirense e Palmeiras) e duas derrotas (Internacional e Flamengo). A derrota para o time colorado, por 4 a 2, aconteceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, pois a diretoria alegou ter prejuízos nos jogos em Sete Lagoas. A medida desagradou aos torcedores e, por isso, não se repetiu.
Em casa, o Coelho tem um aproveitamento de apenas 33,33%. Se conseguir a pontuação máxima nos jogos na Arena, o América terá no mínimo 47 pontos ao final da competição. Segundo o site Probabilidades no futebol, do Departamento de Matemática da UFMG, o time que chegar a essa pontuação terá apenas 0,14% de chances de ser rebaixado e 90,2% de conquistar vaga na Copa Sul-Americana.
Nas últimas cinco edições do Brasileiro disputadas com 20 clubes os times que escaparam do rebaixamento não tiveram que alcançar essa pontuação. No ano passado, por exemplo, o Atlético-GO, que terminou o campeonato em 16º, permaneceu na Série A com 42.