Na reunião da semana passada com os representantes dos clubes amadores, a LMF – Liga montes-clarense de futebol definiram as chaves do campeonato amador adulto. Serão 17 equipes com duas chaves, sendo a chave A formada por 9 equipes e a chave B com 8.
Ficou definido que as equipes jogarão entre si dentro da chave classificando-se os quatro melhores para a segunda fase, em seguida serão formadas outras duas chaves, da qual sairão os semifinalistas e os finalistas.
- Creio que este o campeonato amador deste ano será um dos mais equilibrados. Principalmente, pelo fato de vários atletas que estavam no disputando o varzeano em 2007 migrarem para o amador este ano – diz o presidente Diu Andrade que vê ainda uma grande dificuldade com relação aos estádios para a realização dos jogos, pois apenas o estádio Rubens Durães Peres, o Alberto Woods e o Magalhães estarão disponíveis aos sábados. Já o estádio José Maria Melo, poderá ser utilizado no meio de semana, mas o Funorte deverá ter prioridade por causa das disputas estaduais em todas as categorias. Diante deste impasse Diu vê a possibilidade de ter jogos no meio da semana, aos sábados à tarde e aos domingos pela manhã.
A competição terá início no próximo dia 16 de agosto, inclusive a primeira rodada já está marcada, mas ainda o presidente da LMF não marcou os dias e os horários dos jogos, por causa da disposição dos campos. Provavelmente, na próxima semana na reunião na sede da LMF com os representantes dos clubes será definido os horários e os locais.
Este ano o número de equipes aumentou para 17, o presidente crê que isso se deve ao fato deste ano não ter o campeonato varzeano e principalmente, pelo fato do campeonato amador ter melhorado em todos os aspectos, sobretudo, na organização, no crescimento do nível técnico nos últimos anos, e além do mais é o que mais tem visibilidade.
A Lafarge que nos últimos três anos chegou nas três finais do campeonato amador, sendo bicampeão (2005 e 2006), não vai disputar a competição deste ano. Mas chegam outros que estavam afastados da competição amadora como: Grêmio de Glaucilândia, Cruz Azul, Nova Esperança e Nacional, e alguns novatos como: Juventus (que veio da Várzea) e o Vila Altinense. Os tradicionais como: Cassimiro, Cruzeiro, Imperador, Vera Cruz, Santa Lúcia, Magalhães, Cruzeirinho, Imperador, Nasa e Ipiranga estão confirmados na disputa.
RECURSOS
Com relação aos recursos Diu Andrade diz que está buscando parceiros para que conseguir pagar as despesas da competição. Ele diz que cada jogo só de arbitragem a média é de R$ 150. Ao todo serão 78 jogos, no final seriam em torno de R$ 11.700 só de arbitragem, fora outros custos como premiação e marcação de campo.