A LMF - Liga montes-clarense de futebol, através do seu presidente Diu Andrade, inova mais uma vez. A entidade passa a ter a CAF – Comissão de Arbitragem de Futebol., que terá como diretor de árbitros, Márcio Efigênio, o vice-diretor Arlen Leiva e o secretário, Ivan Siqueira.
Segundo o secretário Ivan Siqueira, que também ocupa o mesmo cargo na LMF, diz que todas as decisões serão tomadas pelos três e que a entidade está funcionando desde Janeiro de 2008.
- A CAF tem o estatuto da arbitragem inédito em Montes Claros. Tem buscado desenvolver um trabalho sério acabando com antigos grupinhos que existiam dentro da arbitragem – diz Ivan Siqueira.
De acordo com o secretário já foi editada a primeira circular, e lembra que a CAF busca unificar e padronizar o trabalho dos árbitros da LMF, e avisa que os árbitros que não cumprirem tal circular serão afastados para um período de reciclagem, e ou, reflexão da sua condição dentro do quadro de árbitros da LMF ou até mesmo excluído em definitivo do quadro de árbitros da LMF.
Ivan Siqueira exemplifica que três árbitros já sofreram os efeitos do novo trabalho, sendo afastados por 30 dias das suas funções e não atuaram em nenhuma competição organizada ou apoiada pela LMF.
- Podemos destacar que a CAF conseguiu junto ao presidente da LMF um aumento significativo nas taxas de arbitragem que estavam defasadas há muitos anos. Conseguiu padronizar os uniformes dos árbitros da LMF, para isso a LMF adquiriu novos uniformes e os repassou aos árbitros, sendo que os mesmos serão descontados das taxas que os árbitros irão receber pelos serviços de arbitragem prestados a LMF – afirma Ivan Siqueira que ainda completa que a CAF esta fechando um curso de arbitragem para os próximos dias.
- O curso será ministrado pelo diretor do departamento de arbitragem da FMF, Lincoln Afonso Bicalho ou pelo vice-diretor, José Eugênio – diz o secretário.
Ivan salienta ainda que a CAF além estar fechando parceria com um professor de educação física de uma universidade da cidade, para que seja implantado um programa de treinamento físico para os árbitros da LMF.
- Em breve haverá provas teóricas e físicas para os árbitros da LMF – diz.
ÁRBRITRAS
Outra inovação da CAF é a implantação de um trio feminino. As árbitras estão em fase final de preparação e logo serão escaladas nos jogos.
- Os frutos desse trabalho com certeza serão observados nós próximos campeonatos onde se espera que o nível da arbitragem da LMF irá mudar e muito pra melhor. O reconhecimento do trabalho sério que a CAF esta desenvolvendo, pode ser notado nas reuniões dos árbitros que, anteriormente, contava com apenas uma meia dúzia, e hoje freqüentam as reuniões quase 30 árbitros. Inclusive árbitros de outras cidades querendo fazer parte do grupo – diz Ivan que finaliza que campeonatos como o de Turmalina são escalados árbitros da LMF pela CAF.