Logotipo O Norte
Domingo,23 de Novembro

Lançada a 19ª Olibamoc

Jornal O Norte
Publicado em 18/03/2008 às 10:15.Atualizado em 15/11/2021 às 07:28.

Com a presença de muitas lideranças de


bairros e autoridades foi lançada oficialmente,


no ginásio do Sesc, a 19ª Olibamoc






O público prestigia o lançamento da Olibamoc


(fotos: WILLIAN CAVALCANTI)



Heberth Halley


Repórter



Foi lançada oficialmente, na última sexta-feira, no ginásio do Sesc, a 19ª Olibamoc – Olimpíadas de bairros de Montes Claros, que conta com a realização da Soebras/Funorte e com o apoio da secretaria do Estado de Esportes e Juventude, através do secretário de Esportes, Gustavo Corrêa. Muitas lideranças esportivas e autoridades compareceram ao lançamento da competição, que promete ser uma das melhores de Minas Gerais, de acordo com os organizadores. A competição começa no dia 18 de maio e termina no dia 29 de junho, com 23 modalidades. Além do concurso miss Olibamoc.



Na abertura foi executado o hino nacional brasileiro, logo depois, o professor de Educação Física e diretor de esportes do Sesc, Hermenegildo Giovanoni, o Belezão, salientou da importância da Olibamoc, sobretudo, numa época em que a juventude se encontra meio perdida.



A diretora da Funorte, Raquel Muniz, em seu discurso lembrou que participou da competição como atleta pelo Bairro São José, e afirma ainda que a Olibamoc chega num momento oportuno para levantar o esporte da cidade.



O coordenador e idealizador da Olibamoc, Jaime Tolentino, muito feliz, disse que é um momento novo no esporte de Montes Claros.



- É com muita emoção que volto com a Olibamoc depois de 12 anos. É um momento novo para o esporte de Montes Claros, sobretudo, que a cidade mudou muito. É uma outra Montes Claros, mais violenta, sem infra-estrutura, com as quadras abandonadas e vamos fazer o resgate disso tudo com a Olibamoc – diz Jaime Tolentino.



O organizador salientou ainda que foi a Olibamoc que viabilizou desde 1979, em sua primeira edição, a idéia das construções de quadras nas praças de Moc, numa parceria junto com a Matsulfur, que fez a integração de bairro com bairro e cidadão com cidadão.



Por último foi à vez do diretor presidente da Funorte e deputado estadual, Ruy Muniz, que salientou que a Olibamoc será um grande evento, que vem resgatar o esporte da cidade, com objetivo de revelar novos atletas e ao mesmo tempo será um fator para a diminuição da violência em Montes Claros.



- É uma satisfação muito grande ver a volta da Olibamoc. È fechar os olhos e lembrar do passado, o quanto era bom. Ver os ginásios cheios. As pessoas do bairro se uniam. Tinham pessoas mais idosas que a gente nem conhecia, mas tinham a oportunidade de jogar dama, dominó. Fico muito feliz e empolgado com o retorno da Olibamoc – diz o desportista e ex-atleta, Catulo.



Em seguida foram realizados dois jogos de futsal. Na preliminar, na categoria principal feminino, a equipe da Funorte venceu a Toquinha, por 2 a 0, já no principal masculino a Elster/Funorte derrotou a Tornearia Spalla por 3 a 1.



DEPOIMENTOS - COMO VOCÊ VÊ A VOLTA DA OLIBAMOC?



- A Olibamoc pode levar uma possibilidade de lazer e entretenimento, e possibilidade de trabalho, crescimento pessoal, de projetar dentro da sua sociedade, dentro do seu bairro – diz.


Hermenegildo Giovanoni, Belezão, professor de Educação Física



- Sem dúvida, a Olibamoc vai enriquecer o esporte de Montes Claros e também, o Troféu Bola Cheia. Participei como atleta e contribuiu para minha formação. Fiz grandes amigos e quando se pratica esporte a vida se torna mais saudável –


Denarte Dávila, ex-atleta e coordenador do Troféu Bola Cheia



- O retorno da Olibamoc irá, sem dúvida nenhuma, minimizar a violência, já que o esporte é uma forma de tirar das drogas, da violência. Então eu enxergo com bons olhos a volta da Olibamoc. E também é uma forma de revelar novos atletas –


Jackson Oliveira, professor de Educação Física



- É um incentivo para o esporte de Montes Claros, haja visto, que estava muito apagado. A volta da Olibamoc tende a aparecer novos talentos na cidade –


Marcos Iran, atleta de futsal



- É o renascimento do esporte em Montes Claros. È uma nova fase. Vamos resgatar tudo isso novamente, com apoio da iniciativa privada e fazer da Olibamoc cada vez mais forte. Estamos fazendo esse resgate no mesmo local que se iniciou que foi no Sesc. A Olibamoc tem tudo pra dar certo, todo mundo com o espírito positivo e sem dúvida vai ser um sucesso.


Jaime Tolentino – organizador e idealizador da Olibamoc



- Eu vejo com o maior entusiasmo o resgate da Olibamoc, que fez tanto sucesso no passado. È uma forma de revelar uma turma nova que está aí. É uma opção para tirar as crianças da rua. Essa volta com o apoio da Soebras/Funorte tem a tendência a crescer e persistir por muitos anos. É uma olimpíada da comunidade. Que o atleta se desenvolva no seu dia a dia, que sai de perto da televisão e participe mais do esporte. Acho que será um sucesso muito legal, em termos de resgate da Olibamoc e tem tudo para dar certo.


Carlinhos ‘Zanata’ Muniz, ex-jogador de futebol

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por