Na reta final da corrida olímpica, cada competição tem grande peso para os atletas que ainda disputam espaço nos Jogos do Rio de Janeiro. Neste fim de semana, os judocas buscarão medalhas e preciosos pontos no ranking mundial, critério decisivo para a participação olímpica, no Grand Prix de Samsun, na Turquia. Para os minas-tenistas convocados, o torneio é mais uma grande oportunidade de se aproximar do sonho.
- As competições estão muito fortes. Quanto mais perto dos Jogos Olímpicos, mais intensos ficam os torneios. Todos sabem da importância que cada competição restante tem na busca de resultados - destaca Alex Pombo, medalhista de prata no Aberto de Lima, no Peru, e o melhor brasileiro na categoria leve (73kg) do ranking mundial.
Em busca da primeira medalha na temporada 2016, Mariana Silva também procurou se fortalecer nas últimas semanas para as disputas. A judoca alterou sua programação de treinos visando ao torneio em solo turco.
- Estou me sentindo bem para Samsun. Procurei assistir minhas últimas lutas e me analisar para intensificar determinados aspectos no meu estilo de combate. Foi um período muito produtivo. Espero conseguir colocar em prática tudo o que fiz nos treinamentos - disse.
As lutas eliminatórias do Grand Prix de Samsun começarão às 4h da manhã e as finais, às 11h, sempre no horário de Brasília. Para a equipe masculina, foram convocados, além de Pombo, o ligeiro Eric Takabatake (60kg), Charles Chibana (66kg), Victor Penalber (81kg), Tiago Camilo (90kg), Rafael Buzacarini (-100kg) Rafael Silva (+100kg) e David Moura (+100kg). Ao lado de Mariana na equipe feminina estarão Sarah Menezes (48kg), Maria Portela (70kg) e Rochele Nunes (+78kg). A comissão técnica será formada pelos técnicos Rosicleia Campos (feminino), Fulvio Miyata (masculino), com o fisioterapeuta Gláucio Paredes, a nutricionista Gisele Lemos e o Gestor de Alto Rendimento da CBJ, Ney Wilson Silva.
