Fundado em maio de 2007 o Funorte Esporte Clube tem buscado a cada dia investir em diversas modalidades esportivas como: futebol, futsal, handebol, ciclismo, boxe, karatê, supercross, xadrez, peteca, entre outras.
A diretoria do Funorte buscou fazer igual à Ulbra que também é uma instituição de ensino e incentiva o esporte em todos os segmentos, ao mesmo tempo objetivando ampliar o nome da instituição para outros centros como vem acontecendo.
Neste ano, a equipe de futebol profissional da Funorte vai disputar pelo segundo ano consecutivo o campeonato mineiro da segunda divisão. Em 2007, a equipe teve tudo para subir ao módulo B da competição, mas errou em alguns detalhes. O grupo do ano passado se desfez e apenas alguns jogadores foram reaproveitados, a diretoria contratou outro treinador Luis Eduardo, com passagens em diversas equipes do futebol mineiro e com sucesso e trouxe outros vários atletas para a temporada deste ano.
Os jogadores utilizaram do mesmo discurso de que a preferência pelo Funorte foi devido à estrutura do clube.
O volante Andrezinho que teve passagens pelo Montes Claros futebol clube, foi um dos que ressaltou a estrutura do clube e salientou que o fato da estrutura pesou párea vir para Montes Claros.
- Desde quando eu sair do América/MG em 2001 nunca peguei uma estrutura tão boa como a do Funorte. No meio futebolístico, todos falam bem do Funorte e isto pesou na hora de acertar com a equipe. A estrutura é muito boa! Uma faculdade com uma ótima estrutura. Está dando todas as estruturas para a gente trabalhar. E isso é importante para entrarmos bem na competição e conseguir o acesso ao módulo II – diz.
O volante Osvandir também destacou a estrutura e a organização da Funorte.
- A estrutura é na verdade muito boa. Nunca trabalhei num clube que nem esse. Clube que os diretores são muito responsáveis, pra mim é um prazer enorme está defendendo as cores do Funorte – salientou.
Além da indicação do próprio técnico Luis Eduardo que já trabalhou com diversos desses jogadores, principalmente, no Formiga e no Araxá, outro fator que pesa é com relação ao salário em dia, organização e a estrutura do clube. O Funorte oferece além do Centro de treinamento com campo de futebol, sala de musculação, fisioterapia, médico, nutricionista, fisiologista, odontologia e ainda dar a oportunidade ao atleta que queira ingressar em uma faculdade.
- Já ouvi falar que é um clube bom para se jogar e para se trabalhar. Bons jogadores vieram pra cá e falaram bem do Funorte. O que a gente tem que fazer é com esta estrutura trabalhar muito assim como fiz no Formiga que é subir para o módulo II – diz o lateral direito Gláucio.
Para o volante Júlio César todo clube precisa dar condições de trabalho para o atleta e o Funorte proporciona isso.
O atacante Fabrício Lima que também já esteve no Montes Claros, disse que quando foi sondado para vir para o Funorte procurou saber como era o clube, e só teve informações boas.
- Encontrei no Funorte uma estrutura muito boa para nós jogadores trabalhar. Precisamos trabalhar forte para conseguir o acesso ao módulo II que é o nosso principal objetivo – finaliza Fabrício Lima.
