Logotipo O Norte
Terça-Feira,18 de Novembro

João Victor: de jogador a cadete nos EUA

Publicado em 07/06/2017 às 23:29.Atualizado em 15/11/2021 às 08:58.

Revelado pelo projeto da escola de futebol da Universidade Estadual de Montes Claros, João Victor Souza Cruz, de 17 anos, vive a oportunidade de jogar futebol nos Estados Unidos. Há seis meses ele se mudou para a América do Norte como parte de um projeto de intercâmbio na Academia Militar da cidade de Mexico, no Estado do Missouri, onde concilia o esporte com os estudos e com a rotina das Forças Armadas norte-americanas.

O rendimento, segundo o atleta que se tornou militar, foi acima da expectativa, já que recebeu três prêmios em menos de um ano na nova casa. Em férias, João Victor retornou esta semana a Montes Claros para compartilhar as primeiras experiências nos EUA com o treinador Alexandre Caribé e com os antigos companheiros de projeto.

Ele reconheceu como determinante a experiência na escolinha esportiva para a melhor adaptação fora do País.

“A disciplina que a gente achava ruim aqui, pelo jeito brasileiro de se reunir e jogar, lá é uma coisa muito séria e pode custar até mesmo a sua permanência não apenas no time, mas também na escola”, explicou.

Com o bom rendimento dentro de campo e na sala de aula, o jovem montes-clarense faz planos de permanecer nos Estados Unidos. No sistema educacional de lá, quando o aluno inicia o último ano do ensino médio é obrigatório se cadastrar para concorrer a vagas nas universidades – não há vestibular; o candidato é aceito pela avaliação de currículo.

Segundo Souza, o esporte está diretamente ligado a essa avaliação, já que praticamente todas as modalidades têm suas ligas universitárias de nível nacional, com direito a cobertura de imprensa e a concessão de bolsas de estudo.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por