Logotipo O Norte
Quinta-Feira,20 de Novembro

Jair Amintas Neto

“Minha dedicação superou minha altura”

Jornal O Norte
Publicado em 10/08/2016 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 16:09.

Meu nome é Jair Amintas Pereira Neto, tenho 29 anos e quero contar como um menino conseguiu realizar o sonho que muitas crianças têm de viver do esporte que ama.

Não lembro como o esporte chegou até a mim. Desde que me entendo por gente sempre estava abraçado a uma bola de vôlei. Aos 5 anos, ingressei na minha primeira escolinha de vôlei com o professor Djalma Dias no ginásio do Colégio Imaculada.

Aos 9 anos fui campeão da extinta Copa Minas Peça e considerado o melhor atleta masculino de todas as categorias.

Nessa idade eu praticava vários esportes ao mesmo tempo o dia inteiro como tênis, futebol, basquete, handebol, peteca, tênis de mesa, dentre outros e isso me causou lesões graves desde bem novo. Lembro-me de ter ficado um ano sem poder praticar esportes, pois estava com os dois tendões de Aquiles prestes a se romper por excesso de exercício físico.

Tudo isso foi fruto da minha vontade de sempre ser o melhor em todos os esportes. Eu sempre treinava e jogava em excesso.      

Com 15 anos, disputei por Montes Claros meu primeiro torneio com uma importância maior que foi a extinta Copa Telemig Celular junto com o professor Reginaldo Júnior.

Aos 16 anos, fui convidado pelo professor Charles Veloso para jogar o meu primeiro JIMI por Montes Claros como líbero. Foi minha primeira vez jogando na posição de líbero.

No ano seguinte minha vida mudaria completamente. No início de 2003 fui fazer o teste na equipe do Minas Tênis Clube de Belo Horizonte. E apesar de muitas dificuldades integrei a equipe infanto-juvenil e com isso tive que me mudar para BH e ainda morar sozinho.

Depois disso, a ascensão foi muito rápida. Dois meses depois estaria sendo o único atleta infanto-juvenil a disputar o Campeonato Brasileiro de seleções Juvenil, representando Minas Gerais. No final do mesmo ano estaria representando Minas Gerais novamente no Brasileiro de Seleções Infanto-juvenil em Fortaleza. Nesse ano fomos campeões de tudo que disputamos com o Minas.

No ano seguinte, como Juvenil comecei a integrar a equipe adulta do Minas Tênis com vários jogadores da seleção brasileira. Foi nessa época que me aconteceu uma das minhas maiores surpresas e também alegrias. Nunca imaginaria que um menino de apenas 1,69 poderia ser convocado para a Seleção Brasileira Juvenil de Vôlei. E essa convocação se repetiria no ano seguinte junto com jogadores como Bruninho e Lucão.

Ficávamos concentrados no centro de treinamento em Saquarema vários meses treinando junto com ídolos como Giba, André Nascimento e toda a seleção adulta.  Com o Minas fui Campeão da Superliga 06/07, Vice- Campeão da Superliga 04/05 e 05/06 além de vários títulos Mineiro, Paulista, dentre outros.

Com 20 anos alcei voos maiores e fui morar em Joinvile para jogar na equipe Tigre Unisul com o Giovane Gávio de Técnico. Foi um ano incrível. Acabamos o ano como terceiro colocado da superliga e fui considerado o segundo melhor passe do Brasil. Permaneci na Unisul por 2 anos.

Depois me mudei para Caxias do Sul/RS onde joguei pela UCS e neste ano tive algumas experiências diferentes, pois Montes Claros tinha entrado com uma equipe também e isso queria dizer que eu jogaria pela primeira vez em Montes Claros como profissional na frente de amigos e familiares. Foi um jogo e uma experiência incrível.

No ano seguinte joguei na equipe de Blumenau e depois recebi uma proposta de vir jogar na minha cidade representando Montes Claros. Aceitei e então voltei para Montes Claros quase 10 anos após sair. Vou contar uma coisa que poucas pessoas sabem, mas quase não joguei em Montes Claros, pois assim que acertei recebi uma proposta muito boa de um time português. A vontade de ir era muito grande, mas já tinha feito o meu compromisso com a equipe de Montes Claros.

A temporada em minha terra natal foi curta, pois em Janeiro decidi me aposentar e começar outro projeto comercial. Da mesma forma que tive coragem como menino de ingressar em uma carreira nova, aos 25 anos me aposentava no meio da temporada para seguir outro sonho e outros desafios.

Eu sempre fui o mais baixo de todos os times que passei, porém minha dedicação sempre foi muito maior que a altura de qualquer outro atleta. Espero que minha história possa servir de inspiração para que muitos meninos corram atrás dos seus sonhos e não desistam nunca.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por