No final deste mês de maio, dias 28, 29 e 30, será realizada a II Paraolimpíadas de Montes Claros. A solenidade de abertura ocorrerá na Praça de Esportes, dia 28, às 8 horas. Os jogos serão realizados no SESC, Unimontes, MCTC e SESI, das 7h30 às 17h30. Estarão participando do evento, coordenado pela Associação dos Portadores de Deficiência de Montes Claros (Ademoc) e com os apoios da Prefeitura, Unimontes, Sesc, SESI, os estudantes ligados a Superintendência Regional de Ensino, Escolas Especiais Abdias Dias da Silva, Vovó Clarice, e APAE, Associação dos Surdos de Montes Claros (Asmoc), Ademontes (Associação dos Cegos de Montes Claros).
(foto: WILSON MEDEIROS)
Dentre as modalidades acontece competição de cadeirantes
Para o presidente licenciado da Ademoc, Valcir Soares, idealizador das paraolimpíadas, com as disputas haverá maior inclusão dos portadores de deficiência na área esportiva e junto à sociedade que vai poder ver o potencial dos atletas de Montes Claros e região, pois para este ano foram convidados atletas de cinco outros municípios: Francisco Sá, Salinas, Pirapora, Jequitaí e Januária, podendo desta forma, o número de participantes superar os 300 participantes.
- Durante os jogos, serão escolhidos atletas que poderão participar também das paraolimpíadas em nível nacional. Professores das escolas especiais juntamente com professor Wesley Mendonça, cedido pelo município irão coordenar o evento.
1° EDIÇÃO
Na primeira edição das paraolimpíadas, ano passado, Valcir revela que estiveram envolvidos 200 atletas nas modalidades de peteca, futsal, tênis de mesa, atletismo e cabo de guerra. Afirma ainda que para este ano, os coordenadores apresentam como novidade a inclusão da modalidade de vôlei-sentado, destinada a atletas amputados dos membros inferiores ou paralisados, que ficam sentados na quadra. - Outra novidade será a inclusão de disputas de bocha, da qual poderão participar pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência mental.
Valcir salienta ainda que as APAEs de Montes Claros, Francisco Sá, Jequitaí e Januária já inscreveram seus alunos. Também já confirmaram participação as Escolas Especiais de Montes Claros: Vovô Clarice, Abdias Botelho e Capelo Gaivota. A Ademoc também montou uma equipe. (SN)