A Federação Mineira de Handebol (FMH) confirmou a participação de três equipes do Estado na disputa da Liga Nacional de Handebol Feminino 2016, que acontecerá entre agosto e dezembro deste ano.
Minas Gerais será representada por Montes Claros, Juiz de Fora e Uberaba. A Liga Nacional é organizada pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e reúne as 12 melhores equipes do país. O congresso técnico com as delegações acontecerá no dia 11 de março, em local ainda a ser definido pela CBHb.
O Handebol Montes Claros além da participação na Liga Nacional, irá disputar o Campeonato Brasileiro de 1ª Divisão; Copa Brasil de Clubes, Campeonato Mineiro; Jogos de Minas e intercâmbio Nacional e Internacional.
Para a técnica Francis Almeida esta é a confirmação da boa fase das equipes do Estado, em especial, Montes Claros. Para ela, o Handebol Montes Claros tem conquistado o seu espaço com luta e dedicação, sempre voltado para o esporte como fator de crescimento e fortalecimento social.
- Estamos muito felizes com essa conquista. O bom trabalho do Handebol em 2015 nos proporcionou almejar participar da Liga Nacional. Estamos buscando parcerias e patrocinadores para viabilizar este projeto social. O retorno de visibilidade para as empresas costuma ser de 8 a 10 vezes maior que o investimento que ele faz - destacou a técnica.
Principais conquistas do Handebol Moc
3º lugar no Campeonato Brasileiro de Clubes Adulto Feminino; Octacampeã dos Jogos de Minas (JIMI) – Feminino; Bicampeão dos Jogos de Minas (JIMI) – Masculino; Bicampeã do Campeonato Mineiro – Adulto; Tricampeã Brasileira de Handebol de Areia – Adulto; Campeão do Campeonato Mineiro Cadete – Masculino; Campeão do Campeonato Mineiro Infantil – Masculino e Feminino; Bicampeão do Campeonato Mineiro Junior – Masculino; Campeã do Campeonato Mineiro Junior – Feminino.
Núcleos sociais
Este projeto é coordenado pela equipe do Handebol Montes Claros (HMC) e está voltado para crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos, dando oportunidades de que os mesmos possam vivenciar a pratica do Handebol de forma lúdica e prazerosa.
O projeto estará sendo desenvolvido inicialmente em quatro núcleos espalhados na cidade, atendendo de imediato 200 alunos. O projeto ocorrerá duas vezes por semana, com duração de cada aula de 1h30min.
Assim, a escola assumirá um papel educacional visando a “Construção do Conhecimento” e não a simples “Transferência do Conhecimento”. A implantação do handebol na escola através de uma prática educativa justifica-se pelo fato de possibilitar à criança e ao adolescente a preservação de suas características, necessidades e interesses, onde cada uma delas terá a oportunidade de, através das experiências vivenciadas com a atividade esportiva e construir seu próprio conhecimento.