Alexsandro Mesquita
Correspondente
GLAUCILÂNDIA - O Grêmio precisava vencer o São José, já classificado para a final, por três gols de diferença para ir também disputar o título do campeonato amador de Bocaiúva.
Depois de empatar com o Nacional de Dolabela em 1 x 1 e perder para o ADJ por 3 x 1 o Grêmio foi para o último jogo do quadrangular final pensando em tirar a diferença de um gol que tinha em relação ao ADJ, adversário direto pela classificação. Depois de empatar em todos os termos do regulamento, o Grêmio viu a desclassificação acontecer justamente pelo único time que conseguiu vencê-lo por duas vezes.
O ADJ está na final contra o São José de Alto Belo, que mesmo perdendo para o Grêmio por 3 x 1, estava com a classificação assegurada.
Aos dois minutos de jogo o Grêmio arrisca sem direção com Ivanilson de fora da área. O São José também tenta sem perigo logo após o lance gremista. O Grêmio tenta impor o ritmo desde o começo da partida. Pela direita, mais uma vez, agora com Neguinho e Ivanilson, a equipe de Glaucilândia leva perigo ao gol adversário. Quem aparece muito pelo São José é o zagueiro Ricardo que defende como pode.
O Grêmio tem três escanteios seguidos e sufoca o São José. Num desses ataques rápidos, Binha faz falta em Clebinho e leva cartão amarelo. Na cobrança, aos 17 minutos, Neguinho faz Grêmio 1 x 0.
O São José responde com Douglas, Claudinho faz a defesa em dois tempos. Depois desse lance o Grêmio sofre uma queda e aparentemente recua. A equipe de Alto Belo, então, começa a se impor em campo. O Grêmio passa a arriscar de fora da área, mas desperdiça os lances. O jogo fica eletrizante. Kaká, pelo Grêmio, bate do bico da grande área e Ramon faz ótima defesa. Na seqüência o São José contra-ataca, Frank domina mal e Jéferson empata o jogo aos 42 da primeira etapa.
SEGUNTA ETAPA
O segundo tempo se inicia com o Grêmio no ataque mais uma vez buscando o resultado, Neguinho perde boa chance de ampliar o placar. Em falta sofrida no lance seguinte Lorinho bate falta para fora. Na cobrança do tiro de meta feita pelo o São José, o Grêmio recupera a bola e num bate rebate Clebinho aumenta para 2 x 1. O São José faz faltas mais duras e aos 6 minutos Binha é expulso.
O São José joga apenas no contra-ataque, levando perigo sempre que vai ao gol gremista. Léo e Júnior são os jogadores que mais assustam o gol de Claudinho. Alfeu, técnico do Grêmio faz duas substituições, coloca Téo no lugar de Marcelo e, Neguinho dá cede vaga a Vinícius. Pelo São José, sai Jéferson e entra Douglas Vieira.
As oportunidades perdidas pelo Grêmio deixam os torcedores nervosos que xingam o técnico quando ele tira o lateral Marcelo.
Aos 34 da etapa final o São José faz pênalti em Clebinho. O goleiro Claudinho faz o terceiro gol para o Grêmio, que vai para com tudo para tentar a classificação. Tem várias oportunidades, mas desperdiça com o nervosismo.
O tempo acaba e o Grêmio, pela terceira vez sai do campeonato na semifinal. A tristeza toma conta de alguns jogadores, bem como a esperança. No final da partida a comissão técnica do Grêmio esperava que o regulamento o beneficiasse, mas pelo confronto direto o ADJ conseguiu a vaga.
