Por Nairlan Clayton Barbosa
Cerca de 30 competidores estão confirmados para participar de um GP considerado por eles como extremamente difícil.
Para o organizador do evento, Juan Farina, tudo começa pelo percurso que é considerado por muitos atletas como extenuante e extremamente cansativo, afinal, são 46 quilômetros desde o momento da largada no Trevo do Aeroporto até o entroncamento de Capitão Enéas pela Estrada da Produção.
- O ciclismo de estrada tem suas peculiaridades e para tanto, os competidores tem que contar com boas nuances do vento, com uma bike cada vez menos pesada e principalmente com um preparo físico irretocável para fazer todo o percurso de volta, o que é psicologicamente desgastante – explicou Farina.
Paulo Afonso, 44, tem mais de 20 anos de prática esportiva do Speed-Bike e também concorda que para longas distâncias, o ciclismo de estrada exige muito dos atletas. Para enfrentar as mais diversas vias, ele comprou uma bike totalmente adaptada para o Ciclismo de estrada.
- O Câmbio de marchas deve ser leve e hidráulico, além do Guidon diferenciado das demais bikes, que proporciona descanso ao ciclista nas áreas em que ele tem menos demanda na estrada. (Existem qutro modelos principais de passadores de marcha, os Thumbshift, os RapidFire e os Grip Shift e os STIs [ou Ergopowers]. A diferença entre os sistemas é o modo como os passadores estão disponíveis no guidão, a posição junto à manopla e o modo como as trocas de marcha são efetuadas. )Outro acessório importante é o capacete. Os que tem sido fabricados na atualidade, possuem um bico mais afinado na parte de cima, adaptado exclusivamente para cortar o vento tão comum nas estradas brasileiras – explica Paulo.
Com o tema “Desistir é a saída dos Fracos, persistir é a força dos fortes” o GP de Ciclismo da Estrada da Produção quer mostrar que o ciclismo também é uma prática esportiva onde está envolvida a superação dos participantes.
- Não é fácil percorrer 90 quilômetros (entre ida e volta) enfrentando sol, calor, descidase subidas e não se superar. Mesmo entre aqueles que treinam o esforço é perceptível por que nem sempre as coisas saem como o planejado com uma prova realizada a céu aberto – conclui o argentino Juan Farina.
As inscrições para o GP de Ciclismo da Estrada da Produção podem ser feitas até o dia 19 de Maio na sede da Bicimax Ciclismo, na rua São João, 1.187, Bairro Todos os Santos, pelo telefone: (38) 3214 6390 ou ainda pelo e-mail bicimaxmoc@hotmail.com