GALO OU FÊNIX?

Jornal O Norte
14/09/2011 às 20:01.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:05

Bom trabalho de Cuca faz o Atlético renascer das cinzas e sonhar em mais do que fugir da zona de rebaixamento

Pela primeira vez fora da zona da degola depois de sete rodadas, a equipe teve melhora considerável no returno, sobretudo na retaguarda, que foi vazada apenas duas vezes – na derrota para o São Paulo (2 a 1), no Morumbi. A partir de agora, a prioridade é manter a concentração e a pegada forte para continuar em ascensão.

Se os resultados positivos vêm aparecendo gradativamente (houve quatro derrotas consecutivas no fechamento da primeira fase), a confiança dos jogadores aumenta e a esperança de crescimento da equipe, por parte da torcida, também. Nos últimos dias, treinador e atletas tiveram longas conversas para encontrar a razão de tantos tropeços. O alvinegro ainda é o que mais perdeu na Série A (13 vezes), mas o ambiente já é totalmente diferente daquele observado depois do revés no clássico com o Cruzeiro (2 a 1), no fim do turno. Em seguida, o Galo conseguiu três vitórias – a última sábado, contra o Bahia, por 2 a 0, na Arena do Jacaré –, e teve apenas um resultado negativo, diante do tricolor paulista.

Cuca tem se transformado num especialista em arrancadas, algumas consideradas milagrosas, em returnos, como pelo Goiás, em 2003, Fluminense, em 2009, e Cruzeiro, em 2010. Ele considera que o desempenho individual de alguns atletas, como o zagueiro Réver, os volantes Pierre e Fillipe Soutto, o armador Daniel Carvalho e o atacante Magno Alves, ajudou a equipe a evoluir. Os dois últimos até balançaram as redes adversárias nos últimos jogos e tiveram papel ofensivo importante, completando o trabalho de destaque na defesa.

- A grande vantagem é o compromisso que está tendo entre nós, o grupo inteiro. Conseguimos trazer a confiança do torcedor e isso é o principal. Outros adversários enfrentam crise entre grupo e torcida, e isso, para nós, pode ser uma grande vantagem - analisa o treinador.

Revelado pelo Atlético, Fillipe Soutto é o titular mais jovem da equipe (completou 20 anos em março), mas assume a responsabilidade de dar continuidade às boas atuações:

- Pela situação que vivemos neste momento, temos que continuar exaltando cada vitória, muito importante para o início de uma reação. O objetivo de fugir da zona de rebaixamento já foi conquistado e agora temos de continuar fazendo um bom segundo turno e subir. É apenas o começo.

Em 26 jogos com a camisa alvinegra, ele balançou as redes apenas uma vez, justamente diante do arquirrival, Cruzeiro. Porém, na proteção aos zagueiros, seu papel ao lado do também volante Pierre, tem sido essencial à equipe. O próximo passo para a reação atleticana é diante do xará de Goiás, sábado, às 18h, no Serra Dourada. No turno, o Dragão quase aprontou contra os mineiros, mas o jogo terminou empatado por 2 a 2.

- Precisamos manter esse ritmo de vitórias - diz o ex-júnior.


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por