Logotipo O Norte
Domingo,23 de Novembro

Galeria dos atletas: Celsinho, talento e habilidade

Jornal O Norte
Publicado em 04/01/2008 às 11:57.Atualizado em 15/11/2021 às 07:21.

Heberth Halley


Repórter



O destaque de hoje, da Galeria dos Atletas é o jogador Celso Allan da Costa, 35 anos. Celsinho destaca-se no futebol pela sua habilidade, proteção à bola e inteligência. Na década de 90 foi considerado um dos melhores jogadores de futsal de Montes Claros, quando defendeu por muito tempo a equipe da Itasa/Nestlé. Como pivô mostrou muito talento e habilidade conquistando inúmeros títulos.






Celsinho no futsal teve sua época áurea na Itasa/Nestlé,


onde conquistou inúmeros títulos



(foto: ADRIANA QUEIROZ)



Celsinho é natural de Santa Rosa de Lima, município de Montes Claros. Veio aos 11 anos para estudar em Moc. E, como toda criança sempre jogava bola nas ruas e campinhos de terra. Começou a aparecer para o futebol no fim da década de 80, quando foi campeão da Olibamoc pelo Sagrada Família, time que tinha jogadores como Djalma Coelho, Luis, Cebolinha, Zezinho e em seguida pelo time da Difanorte.



- Teve uma copa no ginásio do Marista e fomos vice-campeões. Na semifinal eliminamos a Nestlé. Nessa copa que apareci para o futsal montes-clarense – conta.



Em 1992, após a competição, o presidente do Grêmio da Itasa/Nestlé, Luis Cláudio liga para Celsinho o convidando para fazer parte da equipe que iria disputar os jogos estaduais da Nestlé, em Araraquara. Além de Celsinho o time contava com: Chicão, Batatinha, Tóya, Chapa, Ique, Getúlio, Cafezinho e Ronério. O time reina por vários anos na cidade, conquista vários campeonatos como o bicampeonato da Copa Brahma 92 e 93, Copa Kaiser de futsal em 93, o bicampeonato da TV Montes Claros em 1994 e 95, e o título da I copa Inter TV fase local Montes Claros, em 1997, copa rádio 93,5 FM em 97, além de outros títulos como olimpíadas operárias, copa das indústrias, copa Sesc, campeonato piloto de futsal, entre tantos outros. Celsinho também foi campeão Norte mineiro de futsal pela Níkolas Fashion em 1992.



Celsinho também jogou na seleção de Montes Claros que disputou os Jimis – Jogos do Interior de Minas, em 1990 e 91. Em 1995, é eleito o melhor jogador de futsal de Montes Claros e recebe a Medalha Deusdará.



Ceslinho deu um tempo no futsal e diz que a paralisação das atividades em quadras foi devido às inúmeras contusões na panturrilha e virilha. 



Jogou também em equipes como a Madeireira Pau Brasil, Motocity, Alo-aço e Tornearia Spalla. Paralelamente ao futsal, Celsinho sempre jogou futebol. Mas com o emprego na Nestlé, não dava para jogar muito devido ao horário de trabalho. Jogou no Vasco do Santos Reis, São Pedro, Cruzeiro, Cassimiro, Ateneu, Santa Rosa, Barreiras, Vila Luiza.



Conquistou muitos títulos como: tricampeão amador em 94 pelo São Pedro, e bi pela Lafarge em 2005 e 2006, campeão varzeano pelo Vila Luiza em 1999, tricampeão rural em 93 pelo Barreiras, e bi pelo Santa Rosa em 2004 e 2007, campeão do Santos Reis, em 94, pelo Vasco, campeão da copa União pela Lafarge em 2007, campeão amador de Coração de Jesus em 90, pelo São Joaquim, entre outros. No ano passado recebeu o Troféu Bola Cheia Marcelino Paz do Nascimento, como o melhor jogador amador de 2006.



PERFIL



FUTSAL



· Jogo inesquecível: Nestlé 4 x 3 Vila Brasília pela copa TV Montes Claros. O Jogo estava 3 a 3 e no fim do jogo fiz um golaço sem ângulo e vencemos.



· Título mais importante: Copa TV Montes Claros em 1994 em cima da Bamaq. O jogo terminou 1 a 1 e nos pênaltis fomos campeões.



· Gol mais bonito: Foi esse mesmo em cima da Vila Brasília.



· Qual título queria ter ganhado: A copa Montes Claros no ginásio Marista, mas perdemos por 9 a 1 do Chimarrão.



· Melhor treinador: Gezinho



· Melhor jogador que viu jogar: Tóya



· Melhor goleiro: Batatinha



· Melhor marcador: Zarão. Contra ele eu não jogava nada.



· Parceiro ideal nas quadras: Getúlio



· Melhor amigo no futsal: Hique



· Monte uma seleção de todos os tempos de futsal: Batatinha, Hique, Tóya, Getúlio e Celsinho. Treinador Gezinho. Esse time era bom demais.



FUTEBOL



· Jogo inesquecível: Semifinal do campeonato rural de 2004, Santa Rosa e Beira Rio. Fiz dois gols e um deles um golaço de bicicleta. Vencemos por 3 a 1.



· Título mais importante: O amador de 2006 pela Lafarge. Esse título me deu forças para continuar jogando e ainda vencei outros torneios. Já estava pensando em parar.



· Gol mais bonito: Esse de bicicleta em cima do Beira Rio. Toninho bateu faltou dominei errado a bola subiu e dei uma bicicleta marcando o gol.



· Qual título queria ter ganhado: campeonato mineiro amador de 2003 pela seleção de Montes Claros.



· Melhor treinador: Zelão



· Melhor jogador que viu jogar: Ramon



· Melhor goleiro: Márcio



· Melhor marcador: Ramon. Quando jogávamos contra marcava muito.



· Parceiro ideal no campo: Lola



· Melhor amigo no futsal: Loroto, Getúlio, Ramon e Wesley



· Monte uma seleção de todos os tempos de futebol: Márcio, Toninho Buballo, Robinho, Dico, Renatinho, Ramon, Luis, Zolinha, Celsinho, Lola e Getúlio.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por