Galeria dos atletas: Carlinhos Zanata encantou com o futebol clássico

Jornal O Norte
Publicado em 07/02/2007 às 12:31.Atualizado em 15/11/2021 às 07:57.

Heberth Halley


Repórter


www.onorte.net/halley



O destaque de hoje da Galeria dos Atletas é o ex-jogador Carlos Roberto Borges Muniz, conhecido nos meios futebolísticos por Carlinhos Zanata. Ex-volante que brilhou nos gramados com a camisa do Cassimiro, na década de 70, com um futebol de encher os olhos, por sua classe e elegância dentro de campo, disse que o apelido veio por causa da semelhança com o ex-jogador do Vasco da Gama, Zanata.





Carlinhos Zanata, volante que mostrou excelente futebol - com muita classe, na década de 70, pelo Cassimiro (foto: Manoel Freitas)



Carlinhos Zanata começou a jogar no Colégio Marista São José, com os treinadores Jadir e Zé Maria. Mas tarde teve uma breve passagem pelo Ateneu, mas seu ápice seria o Cassimiro de Abreu. Vai para o Mais Querido a convite do treinador Bonga, para o infantil e, em seguida para o juvenil, onde é campeão da cidade, ao lado de Zoca, Carlinho Pingüim, Duílio, entre outros.



Com o futebol bonito sobe para o time amador, mesmo com a idade juvenil e chega ao grupo que disputaria o campeonato mineiro no início dos anos 70, ao lado de Nicomedes, Bené, Nilson Espoletão, Osias, entre outros. Nos anos seguintes, entra como titular e começa a ser o dono da camisa número 5 do Cassimiro.



Em 74, o Cruzeiro vem a Moc jogar contra o Cassimiro. O time do Todos os Santos surpreende e vence o timaço das estrelas azuis, que tinha jogadores como Raul, Piazza, Zé Carlos, Dirceu Lopes, Natal, Joãozinho, entre outros, por 1 a 0, e chama Carlinhos Zanata para treinar no time da Toca da Raposa.



- Fui o melhor em campo, tanto que após o jogo o treinador do Cruzeiro da época - não lembro o nome - me convidou para ir para o Cruzeiro – conta.



Vai para Belo Horizonte, fica um período de um mês na equipe azul celeste, mas, com a aprovação no vestibular para Medicina, volta para Moc e para o Cassimiro.



Concilia o estudo na faculdade com os jogos no Cassimiro, entre 1975 a 1980. Nesse período, o Cassimiro monta um timaço. No meio campo, três grandes craques do futebol montes-clarense: Carlinhos Zanata, Fernando Coelho e Jânio - o time conquista o tricampeonato amador de Moc, tendo ainda no elenco jogadores como Lelê, Nicomedes, Torresmo, Budega, entre outros.



Carlinhos Zanata lembra que nessa época de 1970 a 80 foi o auge do seu futebol, quando mostrou um futebol de dar gosto de ver, sendo inclusive considerado por muitos como um segundo Falcão.






Zanata foi campeão amador por várias vezes pelo Cassimiro, formando um meio campo impecável ao lado de Jânio e Fernando Coelho. Em pé: Julinho, Carlinhos Zanata, Nicomedes, Simeão, Robertão e Budega. Agachados: Torresmo, Gonzaga, Jânio, Hélton Veloso e Fernando Coelho



Em 81, após se formar como médico vai para o Rio de Janeiro, fazer especialização em cirurgia plástica. O treinador do Cassimiro, Bonga, aproveita a oportunidade e indica Carlinhos Zanata para o treinador Modesto Bria, do Flamengo. O atleta fica por dois meses treinando no Mengão, ao lado de Zico, Júnior, Adílio, Andrade, Leandro, Mozer, Nunes. A equipe do Flamengo iria fazer uma temporada de amistosos no nordeste, mas o diretor do hospital onde ele fazia especialização impediu que continuasse treinando no Flamengo.



- Por duas vezes, tive a oportunidade de jogar numa equipe grande. Se tivesse ficado talvez minha história fosse outra – conta Carlinhos Zanata.



Após terminar a especialização na capital fluminense, volta para Moc em 86 e continua a jogar no Cassimiro, mas apenas esporadicamente. Pára de jogar em 1990.



Afirma que nunca mais jogou futebol e que atualmente só anda de bicicleta, devido ao pouco tempo e pelo fato de se dedicar à profissão de cirurgião e artista plástico.



PERFIL



Partida inesquecível: Cassimiro 1 x 0 Cruzeiro, em 1974. Principalmente pelo fato de o Cruzeiro ter um timaço na época e de eu ter sido o melhor em campo.



Título mais importante: A final do campeonato amador, não me lembro o ano. Cassimiro 0 x 0 Industrial, no tempo normal. Nos pênaltis vencemos e eu bati os três pênaltis. Nessa época apenas um atleta batia os pênaltis.



Título que queria ter ganhado: O amador de 1976, quando perdemos para o Cassimiro



Gol mais bonito: Cassimiro 1 x 0 Seleção de Bocaiúva. Fiz um gol quase do meio campo, encobri o goleiro.



Melhor treinador: Bonga



Melhor amigo no futebol: Fernando Coelho, Jânio, Lelê, Budega, entre outros.



Companheiro ideal: Fernando Coelho e Jânio. Formamos um meio campo que deixou saudades



Melhor goleiro: Budega



Melhor jogador que viu jogar: Jânio e Fernando Coelho



A partir de quando começou a jogar monte uma seleção de Moc: Budega, Hélton Veloso, Lelê, Nicomedes, Simeão, Carlinhos Zanata, Fernando Coelho, Jânio, Proença, Carlos Bó e Torresmo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por