O governo federal deu um passo importante no apoio ao esporte. Na manhã desta quinta-feira, em evento realizado em Brasília (DF), foi lançado o programa “Futebol para Todos”, com o objetivo de fomentar a modalidade em suas diferentes categorias no Brasil. A cerimônia contou com a presença do ministro do Esporte, George Hilton, e do secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Rogério Hamam, além de outras autoridades.
A iniciativa se baseia no direcionamento de recursos para estruturação e organização de campeonatos de futebol não profissionais, integrados por equipes masculinas e femininas. As cidades que podem participar do programa devem apresentar população superior a 20 mil habitantes, e os municípios em vulnerabilidade econômica – um dos quesitos de pontuação e classificação – terão prioridade.
Cerca de 10 mil atletas de dez municípios já foram beneficiados com o “Futebol para Todos”, e a meta é atender 100 mil jovens. Até o momento, Botucatu (SP), Osasco (SP), Vila Velha (ES), Santo Ângelo (RS), Rio Pardo (RS), Novo Horizonte (SP), Araranguá (SC), Jales (SP), Caçador (SC) e Oswaldo Cruz (SP) foram contemplados pelo projeto.