Por Nairlan Clayton Barbosa
![]() Internautas descartam possibilidade de fusão entre Ateneu e Cassimiro nas redes sociais |
Um burburinho movimentou as redes sociais nas últimas semanas. O desportista Denarte Dávila resolveu consultar os internautas para saber a opinião deles sobre uma provável fusão entre o Broca e o Mais Querido, a saber, as duas forças esportivas que mexem com o coração do torcedor de Montes Claros: Ateneu e Cassimiro.
- A ideia surgiu da monografia de uma acadêmica do curso de Educação Física e, a partir daí, resolvemos consultar os torcedores. Percebemos que é uma polêmica que está longe de acabar – afirma o desportista Denarte Dávila.
As opiniões foram diversas e teve gente que viu na fusão a possibilidade de soerguimento do futebol montesclarense.
- Creio que a fusão de um clássico não seria viável, mas sim a União. Descaracterizaria uma rivalidade tão acentuada que houve e há até hoje. União de dois clubes que fizeram muita história em Montes Claros. Todos em prol de uma causa. Acho que seria o melhor – afirmou a internauta Samyla Barbosa.
O comentarista esportivo Paulo Mazzola, catarinense e torcedor do Figueirense, lembra da rivalidade entre os dois times da cidade de Florianópolis e traz a comparação para Montes Claros.
- A rivalidade alimenta o futebol, concordo. Sou prova disso. Venho de uma cidade que seria “inimaginável” cogitar uma fusão entre Avaí e Figueirense, mas conhecendo a realidade de Montes Claros, vejo que a rivalidade pode estar sendo “alimentada”, porém o futebol “passa fome” de ação, de pessoas que se unam para fazer algo pelo bem do futebol e não pensar apenas em seus próprios umbigos. Vamos deixar o blá blá blá e partir para cima, para que, futuramente, Montes Claros não seja a terra do “já teve” – desabafa Mazzola.
O professor de Educação Física, Cássio Dantas, também esclarece que é contra e afirma que é preciso se organizar e não desfazer a história de Montes Claros.
- Sou contra essa fusão e a favor de uma melhor organização, que seja compatível com o tamanho e a qualidade de nossa cidade. Se o futebol está ruim em relação à gestão devemos nos organizar melhor, discutir e traçar novos caminhos – explica Dantas.
A rivalidade entre Cassimiro e Ateneu nasceu desde a criação dos dois times. Fundado em 28 de maio de 1948, o Mais Querido, como é conhecido,disputou competições oficiais nas décadas de 1970 e 1980. No, entanto, abandonou o futebol profissional e passou a disputar apenas torneios amadores.Em 2012, chegou a participar do Campeonato Mineiro de Juniores.
Já o Broca, como é chamado o Ateneu, foi fundado com o nome de Padre Osmar Futebol Clube, em 1947 e posteriormente passou a se chamar Esporte Clube João Rebello, é proprietária do Estádio João Rebello, com capacidade para 3,2 mil pessoas que vem sendo objeto de discussão sobre uma provável reforma em suas dependências.
Desde 2003, o departamento de futebol profissional está desativado, assim como as categorias de base, grande referência do clube para o Norte de Minas desde sua fundação.

