Heberth Halley
Repórter
A delegação da equipe juvenil do Funorte viaja hoje, às 23h, para a cidade de Macaé, para a disputa da 13ª Copa Macaé sub-17, uma das principais competições da categoria do país.
O Funorte será o único representante da equipe de Minas Gerais na competição que terá a participação de 16 equipes, que foram divididas em quatro grupos, inclusive com a presença de equipes dos Estados Unidos e do México. As equipes jogam dentro da chave classificando-se as duas melhores para as quartas-de-final.
O técnico Borges irá convocar 15 atletas para a viagem, mas a definição será feita hoje à tarde após o amistoso contra o time júnior que está na final em Montes Claros. Os relacionados para o jogo serão 18 jogadores, mas três serão cortados. Os relacionados são: Vitor, Kaká, Dudu, Hudson, Rafael, Ricardo, Júnior, Iago, Pedro, Roger, Barbosa, Matheus, Altamiro, Failon, Iagoa Carioca, Cuiê, Edmar e Rodrigo. O restante do grupo será indicação da empresa TetraBrazil Soccer Academy, parceira do Funorte na competição, que se encontra com os jogadores do Funorte em Macaé.
O treinador do Formigão, Borges, sabe que será uma competição muito difícil, por contar com grandes equipes do futebol brasileiro e até do exterior.
- A minha maior preocupação é que não conhecemos os nossos adversários. Mas a expectativa é da conseguir a classificação para a próxima fase – diz Borges.
A equipe montes-clarense ficou na chave B junto com o Sendas do Rio de Janeiro, Suzano de São Paulo e Vasco da Gama. O Funorte estreia no sábado, dia 18, contra o Sendas do Rio de Janeiro, depois volta a jogar no domingo, dia 19, contra o Suzano de São Paulo e na terça-feira, no dia 21, enfrenta o Vasco da Gama.
Na chave A ficou: Flamengo, Seleção dos Estados Unidos, Clube Cidade do Sol e Guadalajara (México). Na chave C: Fluminense, Paysandu, Centro de Futebol Zico e Rio Bonito e na chave D: Botafogo, Caxias, Pumas (México) e Macaé. A copa terá sede em Macaé e Rio Bonito e se encerra no dia 27 de julho.
ORGANIZAÇÃO
A copa Macaé sub-17 é organizada pela LMD - Liga macaense de desportos, em parceria com a FERJ - Federação de futebol do estado do Rio de Janeiro e a prefeitura de Macaé.
Idealizada pelo desportista Wanderson Agostinho, presidente da LMD, a Copa Macaé é realizada desde 1997, quando o Botafogo sagrou-se campeão, e que teve apenas a participação de seis equipes.
As equipes do Rio de Janeiro, Minas Gerais e do Rio Grande do Sul dominam a Copa Macaé Sub-17 até o momento. O maior vencedor da copa é o Internacional com três conquistas. Nos dois últimos anos, o Cruzeiro foi bicampeão.
