Num ano em que a cidade não terá representante em competições profissionais da FMF, coube à base dar conta do recado. O Funorte Esporte Clube vai disputar a fase decisiva do Mineiro, com a classificação do time infantil para o hexagonal final Sub-15 – Primeira Divisão.
A vaga veio com a vitória sobre o CGP/Lavras por quatro a um, sábado, combinada ao empate entre Riachinho e Frigoarnaldo (1x1). O FEC terminou como segundo colocado na Chave A, com 15 pontos. O outro classificado do grupo foi o Cruzeiro, líder com 28 pontos.
A retomada do Campeonato não será imediata. Julho está reservado para a Taça BH Sub-17, e como o quadro móvel da Federação Mineira de Futebol e os árbitros e auxiliares estarão envolvidos com a competição nacional, o hexagonal final será realizado só em agosto. Além de Cruzeiro e Funorte, estão classificados Atlético e Usipa (Chave B) e América e AMDH (Chave C).
Na primeira fase, o Funorte fez 10 jogos e foi o rei do empate – seis jogos. É o time que mais empatou entre todos os 17 participantes. O ataque foi o terceiro mais eficiente do Sub-15, com 23 gols, atrás apenas de Raposa e Galo.
Com quatro gols, Lucas Adriel é o artilheiro da equipe, o que chamou a atenção do Cruzeiro. Somente neste ano, 12 atletas do FEC foram sondados por grandes clubes.
Para a disputa do hexagonal final, o Funorte trabalha com a possibilidade de buscar reforços. O regulamento permite que atletas de times eliminados na primeira fase possam se transferir para as equipes finalistas. Com isto, dois meias e um goleiro do Frigoarnaldo, CGP e do Riachinho estão apalavrados e devem vestir a camisa do Funorte no hexagonal final. Além deles, o clube deve buscar um atacante e um zagueiro e receber de volta o atacante Xandim, que esteve no time do Sub-15 em 2016. Dois atletas foram dispensados por indisciplina e deficiência técnica.