Nos dias 18 e 19 de maio, será realizada a VI edição da maratona de basquete no campus JK da Funorte, com participação de 800 pessoas
Heberth Halley
Repórter
www.onorte.net/halley
- Será um megaevento. Queremos realizar o maior evento de basquete no Brasil no que se refere ao tempo de duração e quanto ao número de participantes – diz o professor da disciplina de basquete da Funorte e coordenador geral da VI edição da maratona de basquete, Rogério Santana, que pretende mais uma vez fazer sucesso com o evento que hoje é tradicional.
Professores da Funorte que participaram das outras edições garantiram presença na Maratona de Basquete 2007 (foto: arquivo)
Este ano serão 40 horas ininterruptas de basquete. O jogo começará às 6h da manhã do dia 18, sexta-feira, e só vai terminar no sábado, às 22h.
Antes de começar o mega jogo, haverá para os participantes um farto café da manhã. Mas a solenidade oficial de abertura será às 20h. Logo após haverá uma banda de axé tocando durante o evento. Além da banda terá um telão com vídeos de jogadas e jogos de basquete.
O professor Rogério Santana, que é atleta desde 1993 e treinador desde 1994, e um dos principais incentivadores da modalidade em Montes Claros, explica que um dos objetivos é aumentar o número de participantes da modalidade.
- Desde a primeira edição sempre frisamos que o principal objetivo do evento é aumentar o número de atletas do basquete, além de massificar ainda mais o basquete e abrir o mercado de trabalho para os profissionais de Educação Física – explica Rogério Santana.
A expectativa do professor é que cerca de 800 pessoas entre atletas, ex-atletas, universitários, professores, escolares e amantes da modalidade compareçam ao jogo.
- Queremos ver todo mundo jogando nesse evento, praticando a modalidade. O objetivo não é ganhar e sim participar, incentivar a modalidade – diz.
Rogério Santana salienta que na tarde de sexta-feira, às 13h30, haverpa um ônibus da praça da Catedral, com destino a Funorte, exclusivamente, para levar os escolares para participar do jogo e com retorno às 18h. No sábado, o ônibus sairá às 12h e volta às 18h.
Ele diz que já começou o trabalho de divulgação nas escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino, nos clubes, para que todos possam prestigiar e participar da maratona. Inclusive, salienta que o professor Adson Júnior, atualmente secretário de esportes de Verdelândia, já mobilizou um ônibus para trazer as crianças de Janaúba para o jogo.
Para participar do evento o atleta deverá adquirir a camisa no valor de R$ 10, ou na cor preta ou laranja. Durante o evento haverá sorteios de brindes.
- Existem eventos em outras cidades mineiras parecidos, mas nada que alcance o sucesso desse. Essa maratona vai marcar história – disse confiante o organizador Rogério Santana.