É o primeiro time do Brasil
onde só joga quem
estiver estudando
Edmilson Guimarães
Repórter
onorte@onorte.net
Uma das parcerias firmadas pela Funorte garante a utilização do campo do Cassimiro de Abreu para a realização de jogos do campeonato mineiro de futebol e da taça Minas Gerais (foto: Wilson Medeiros)
Depois de quase uma década sem representantes no campeonato mineiro de futebol, Montes Claros volta a ter uma equipe profissional. O Funorte Esporte Clube será lançado oficialmente na próxima sexta-feira, 04, em solenidade onde serão apresentados os uniformes com os quais a equipe vai representar Moc e o Norte de Minas no campeonato mineiro da segunda divisão e na taça Minas Gerais 2007, que começam no mês de agosto.
O clube, que já possui uma equipe de handebol feminino que representou Minas na Taça Brasil deste ano, também pretende investir em outras modalidades, montando equipes de futebol feminino, atletismo, futebol de salão e voleibol.
O time profissional de futebol é fruto de uma parceria entre as faculdades Funorte e empresários de Portugal, e vai contar, além de um moderno centro de treinamentos, com uma infra-estrutura que inclui preparadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas, odontólogos e médicos, que darão toda estrutura necessária aos atletas das categorias, que vão do infantil ao profissional. Campos para treinamento, salas de musculação e fisiologia, departamento médico e piscinas já estão à disposição dos atletas.
O Funorte Esporte Clube é a primeira equipe de futebol profissional do Brasil onde todos os jogadores das categorias de base terão obrigatoriamente que estar estudando. Os mais carentes vão receber bolsas de estudo. Entre os profissionais também serão distribuídas bolsas para que eles possam cursar uma faculdade.
A intenção é utilizar em sua maioria jogadores de Moc e do Norte de Minas, mas também serão feitas contratações, de acordo com as necessidades apontadas pela comissão técnica. Nos próximos dias serão organizadas peneiradas, para dar oportunidade a jogadores de toda a região, que, se aprovados, irão se integrar ao plantel. Além do centro de treinamento, a equipe também vai disponibilizar alojamento para os atletas que vierem de fora. O técnico da equipe já foi definido, mas a divulgação do nome só será feita no final do mês, quando se encerra o contrato que ele cumpre em outro time.
Durante o lançamento oficial da equipe, um grupo de modelos e os atletas já integrados ao time vão desfilar com os uniformes da equipe, nas cores vermelha e azul. Jornalistas da capital e dirigentes de clubes profissionais e da FMF - Federação mineira de futebol foram convidados e devem estar presentes no lançamento, que será feito no campus JK, uma das unidades da Funorte. O clube, que está negociando o patrocínio da camisa, já acertou parceria com duas empresas de Belo Horizonte. A empresa de material esportivo Equipe vai fornecer todo o material que será utilizado pelo time e a Talento será responsável pela confecção dos uniformes.
Também foi firmada parceria com o Cassimiro de Abreu, que possibilitará que o Funorte utilize o estádio José Maria Melo nas partidas que fará pelo campeonato mineiro e pela taça Minas Gerais deste ano.
