Heberth Halley
Repórter
Amanhã, às 16h, no estádio José Maria Melo será realizada a grande final do campeonato de júnior de Montes Claros entre Funorte x Vasco. O Funorte que disputa pela primeira vez a competição, tenta o inédito título, enquanto que o Vasco, do bairro Santos Reis, tenta o tetracampeonato. O time cruzmaltino foi campeão em 1996, 1999 e 2001.
A decisão promete muitas emoções. A briga do título não ficará somente entre as equipes, mas também entre os treinadores Borges e Zelão. O técnico do Funorte, Borges, que tem vasta experiência como atleta, pela primeira vez comanda uma equipe no campeonato de júnior de Montes Claros e em seu primeiro ano disputa a final. O comandante do Funorte espera entrar para o seleto grupo de treinadores campeões. Do outro lado, o Vasco tem no comando o treinador pé quente Zelão, maior ganhador de títulos na história da categoria, com cinco conquistas, sendo que em todos os títulos do Vasco estava à frente da equipe em 1996, 1999 e 2001, além de dois títulos pela Lafarge, em 2006 e 2007. O treinador tenta aumentar sua galeria de conquistas e chegar ao sexto título.
O treinador Borges contará com cinco atletas que foram vice-campeões da Copa Macaé no mês passado: Failon, Matheus, Roger, Iago e Juninho, e acredita que esses jogadores adquiriram uma boa experiência na competição internacional e podem fazer a diferença. Borges vai manter a mesma equipe da semifinal e no esquema 4 – 4 – 2.
O técnico do Vasco, Zelão, não contará com o zagueiro Dungão, que foi expulso na semifinal. Mas em compensação terá a volta do zagueiro Wallisson, dos volantes Lorran e Jorge e do meia Tiago. Zelão vai adotar o esquema 3 – 5 – 2. Na primeira fase as duas equipes se enfrentaram e o Funorte venceu o Vasco por 2 x 0. O treinador vascaíno acredita que o time tem condições de ser campeão, mas entende que o preparo físico pode pesar na decisão. Mas frisa que não faltará determinação e vontade por parte dos jogadores do Vasco. O time conta com o artilheiro da competição Rangel com 13 gols.