Luís Alberto Caldeira
Repórter
Depois de se destacar no futebol de campo profissional do estado nos últimos dois anos, o FEC - Funorte Esporte Clube busca agora investir também nas quadras. Na noite da última segunda-feira, 18, a agremiação montes-clarense anunciou oficialmente parceria com o colégio Unimax para o lançamento das equipes de futsal e handebol.
- O nosso objetivo é formar mais equipes representativas no Norte de Minas – ressalta diretor do Funorte, Cristiano Júnior.
(foto: LUIS ALBERTO CALDEIRA)
Diretoria do Unimax e do Funorte se unem
para investir no esporte local.
Ele explica as atribuições de cada parte na parceria firmada:
- O Funorte entra com o seu know-how, sua experiência administrativa, a estrutura física de seu centro de treinamentos, com quadras, campos e academias, além de seu ingresso já carimbado na federação mineira de futsal e de handebol. E o Unimax com os custos de alojamento, alimentação, uniformes, hospedagem e toda a logística das viagens que faremos.
TREINOS
Como forma de incentivo, os atletas também receberão bolsas de estudo. E para que o desempenho nas aulas não seja prejudicado, os treinamentos serão adequados nos turnos vespertinos ou noturnos, de acordo com a grade curricular.
Segundo conta o novo treinador da equipe sub-17 de futsal do Unimax/Funorte, o professor de Educação Física e jornalista esportivo Heberth Halley, o primeiro encontro com os atletas será uma aula de motivação.
- Passarei a eles toda a minha experiência como atleta. Já conheço os jogadores, e, inclusive, a base deste mesmo time que foi vice-campeão mineiro em 2008, o que mostra que eles têm qualidade e talento para vencer este ano. Agora vamos aprofundar na técnica e na tática – diz.
SEMENTE
Promovido pela ARECIS - Associação de resgate da cidadania e inclusão social, o investimento no esporte através do colégio Unimax de Montes Claros é apenas uma das formas de encaminhar o estudante a atividades saudáveis.
- Estamos em busca de um desenvolvimento social como forma de trazer para dentro da escola o aluno, tirando ele um pouco da frente do computador, das baladas, e conscientizar que o esporte é associado ao estudo, proporcionando a ele uma melhor qualidade de vida, e, consequentemente, um melhor desempenho na escola – explica diretor do Unimax, Charles Rodrigues Pereira.
- É uma semente que estamos plantando. Temos certeza de que muito breve estaremos colhendo bons frutos. O projeto é audacioso. Começamos com o futebol e o handebol, e, futuramente, estaremos estendendo ao vôlei, atletismo e muito mais. É um casamento feliz entre o esporte e as provas de vestibular.
RESPONSABILIDADE
Para a treinadora das equipes de handebol do Unimax/Funorte, a professora de Educação Física, Francis Almeida, a parceria realizada vem para somar os trabalhos já desenvolvidos pelas duas instituições.
- Agora no mês de junho, teremos a final do campeonato júnior feminino aqui em Montes Claros e a fase regional das categorias infantil e juvenil masculino. Essa junção é uma divisão de obrigações e quem vai ganhar é o esporte, porque os custos são altos – observa.
Ela acredita que o investimento trará mais do que medalhas para os estudantes.
- O esporte é uma ferramenta fundamental para a educação, pois através dele conseguimos disciplinar o aluno, fazer com que ele tenha responsabilidade e que saiba tanto ganhar quanto perder. O esporte não é só competição, ele forma também o ser humano – salienta.
Além do campeonato mineiro de futsal e handebol, as equipes do Uniamax/Funorte se preparam também para a disputa da Copa Mar Del Plata na Argentina, entre os dias 05 e 09 de setembro.
