Vitor Costa
Estagiário
![]() Caio e Alan: os dois saíram do Rio de janeiro em busca do sonho de se tornarem jogadores profissionais |
O esporte mais popular em Montes Claros é o futebol – ainda que o vôlei esteja vivendo um momento ímpar. No passado, nos anos 50, 60 e 70, a cidade contava com vários clubes de futebol, entre eles Ateneu, Cassimiro, Tiradentes, Ferroviário e Ipê para citar os mais famosos. Em 1990, o time do Montes Claros Futebol Clube apareceu no cenário esportivo. O “Bicho”, como era tratado pela torcida que o abraçou, participou do Campeonato Mineiro da Primeira Divisão, em 1997, quando fez uma campanha memorável. Em casa, venceu o Cruzeiro e o Atlético Mineiro que estavam invictos na competição. Infelizmente a equipe não prosseguiu com a jornada de ascender o futebol de Montes Claros no estado e no país e desapareceu dos campos.
Hoje, a grande aposta para a retomada do futebol montes- clarense é o Funorte Esporte Clube. Um dos caminhos que estão sendo traçados pelo “Formigão” é o da manutenção das categorias de base e formação de atletas. O Centro de Treinamento (CT) do clube fica nas antigas dependências da Fábrica Aymoré, no bairro Distrito Industrial e oferece todas as condições para a prática do esporte.
Para o coordenador da base do Funorte, Júnior Borges, o clube mantém boas equipes de jovens atletas e as expectativas são as melhores.
- A nossa principal meta é o campeonato mineiro. E, para que tudo ocorra bem, é necessário o comprometimento de todos. O clube possui um bom histórico com a formação de base e tudo vem desse comprometimento de todos os envolvidos no processo de treinamento– destaca Júnior.
As famosas “peneiras” de formação de elenco para as disputas do ano aconteceram entre os dias cinco e seis de janeiro. De acordo com o diretor Administrativo do Funorte, Cláudio Teixeira, as peneiras servem para dar oportunidade aos jovens atletas da região.
- Hoje, temos em torno de 200 atletas. Alguns jovens são de cidades como Salinas, Januária e também estamos esperando esportistas de outros estados como Bahia e Maranhão. O nosso trabalho é focado primeiramente em construir um ser humano melhor através do esporte. Poder ver esses meninos bem encaminhados na vida nos dá uma alegria enorme – conta Cláudio.
INCENTIVO E COLABORAÇÃO
O diretor Administrativo do Funorte destaca que o Formigão recebeu bastante incentivo e colaboração para idealizar o projeto que acolhe os jovens atletas que sonham se tornarem grandes jogadores profissionais.
- O Funorte possui uma das maiores estruturas para o desenvolvimento do atleta no futebol e isso se deve também ao acolhimento, primeiramente pelo professor Ruy Muniz, o apoio do diretor Cristiano Júnior e das empresas da rede Soebras, que nos ajudam com um vasto aparato logístico, tanto dentro do munícipio quanto em viagens para disputar competições – acentua Cláudio.
APOIO AOS DE FORA
Alguns jovens jogadores não são do município e recebem o apoio de instituições parceiras do clube, como é o caso do recém-chegado Caio Barros da Silva. Natural do Rio de Janeiro, para manter os estudos ele recebeu uma bolsa em parceria com o Colégio Indyu.
- Fui indicado por um amigo e quando surge uma oportunidade como essa devemos agarrá-la. A experiência no clube está sendo boa e as expectativas para esse ano são as melhores. Toda a estrutura que recebemos para levar adiante o nosso sonho de ser um grande jogador, o Funorte nos oferece. Pretendo ser um exemplo para o clube, dedicando-me cada vez nos treinamentos para que o futuro seja mesmo promissor. O Funorte nos possibilita a realização desse sonho. O sucesso depende de nós – afirma Caio.
