Experiência x juventude

Cruzeiro de trintões encara Corinthians jovem na final

Alexandre Simões
Hoje em Dia - Belo Horizonte
10/10/2018 às 04:48.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:53

Jogador mais velho em campo na noite de hoje, no Mineirão, quando Cruzeiro e Corinthians começam a decidir a Copa do Brasil de 2018, a partir das 21h45, o goleiro cruzeirense Fábio, de 38 anos, tem o dobro da idade do zagueiro corintiano Léo Santos, que subiu recentemente das categorias de base.

A comparação mostra bem o perfil dos dois times que brigam pelo prêmio de R$ 50 milhões que será pago ao campeão, o maior da história do futebol brasileiro, e também por uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores do ano que vem, já que os dois clubes estão fora dessa briga via a Série A do Brasileirão.

A média de idade do Cruzeiro é de 32 anos. Já a corintiana é de 27. Uma diferença considerável e que pode ser decisiva na batalha pelo título.

A pressão das decisões é sentida por qualquer equipe, mas a maior experiência cruzeirense pode fazer a diferença neste momento.

Por outro lado, se tem menos rodagem, o jovem time corintiano pode levar vantagem justamente na intensidade do jogo.

Do time titular que o Cruzeiro deve ter em campo hoje, apenas o volante Lucas Silva (25) tem menos de 30 anos. Já no Corinthians, dos 11 de Jair Ventura, sete ainda não completaram três décadas de vida.

Time de Mano é o mais alto
A jogada aérea é cada vez mais explorada no futebol, a ponto de o arremesso lateral, próximo à área do adversário, ter se transformado numa arma em várias equipes.

E na batalha pelo alto desta decisão da Copa do Brasil, o Cruzeiro leva vantagem. O time de Mano Menezes tem 1,80m de média de altura, contra 1,78m da equipe de Jair Ventura.

Além disso, há um ponto mais importante ainda nesse aspecto, que é Dedé. Jogador de linha mais alto em campo, pois tem 1,92m, o zagueiro cruzeirense é um especialista na bola aérea, tanta defensiva como ofensiva, e com certeza será a maior preocupação corintiana neste aspecto.

Mas não dá para se ligar apenas em Dedé, pois o atacante Barcos, com 1,89m é o segundo gigante cruzeirense que estará em ação nas duas áreas.

Esses dois jogadores são mais altos até mesmo que o goleiro cruzeirense, Fábio, que tem 1,88m.

Considerando-se os 22 jogadores, o atleta mais alto a iniciar a final desta noite no Mineirão será o goleiro Cássio, do Corinthians, que tem 1,95m.
 
MUDANÇAS
Com desfalques por motivos variados, Cruzeiro e Corinthians não iniciam a briga pelos R$ 50 milhões da Copa do Brasil completos.

Do lado cruzeirense, Mano Menezes não conta com o meia Arrascaeta, que está com o Uruguai disputando amistosos na Ásia, já que a final da Copa do Brasil está sendo disputada no meio de um período reservado pela Fifa para jogos entre seleções nacionais.

No Corinthians, o técnico Jair Ventura deve contar com o lateral-direito Fágner, que era dúvida por causa de um problema muscular na coxa esquerda.

O único desfalque é o volante Douglas, suspenso. Gabriel entra em seu lugar.

FICHA DO JOGOCruzeiroFábio; Edílson, Dedé, Léo e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Robinho, Thiago Neves e Rafinha; Barcos.Técnico: Mano MenezesXCorinthiansCássio; Fágner, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Gabriel; Romero, Jadson, Clayson e Mateus Vital.Técnico: Jair Ventura
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por