Poliana Fonseca
Colaboração para O Norte
A Associação de Esportes do Grande Santos Reis voltou às suas atividades na última segunda-feira, dia 19, e segundo o presidente, Manoel Messias, a entidade que apóia e organiza eventos esportivos buscará pelos incentivos e investimentos junto à secretaria de Juventude, Esportes e Lazer de Montes Claros.
– Com essa nova administração, com o secretario de esportes, nós esperamos ter esse apoio da prefeitura municipal. Pretendemos conseguir um local para um novo campo e também verbas que cubram as despesas do campeonato – explicou Manoel Messias.
Ainda segundo ele, a prefeitura contribuiu com verbas para a Associação de Esportes do grande Santos Reis nos últimos quatro anos, mas que o dinheiro não era suficiente para cobrir todos os gastos com os campeonatos que foram promovidos pela entidade.
DIFICULDADES
Atualmente a associação enfrenta dificuldades, tanto financeiramente, como na área estrutural para a realização da competição. Não há campo de futebol que comporte as partidas do campeonato de futebol do bairro.
- O campeonato tem que ser disputado no campo do Eldorado, da Vila Atlântida, da Cidade Industrial, e às vezes até em campos fechados porque o aluguel é caro – acrescentou o presidente da associação.
Os clubes de futebol que compõem o grande Santos Reis são formados por diretores assalariados, são pessoas simples, que não têm condição de bancar e manter os times, por isso a necessidade do apoio da prefeitura municipal, segundo Manoel Messias. Ainda conforme ele, o futebol do bairro é muito importante para a região do grande Santos Reis, e que a associação tem uma parceria com a policia militar e com o Consep (Conselho de Segurança Publica). Para ele, é exatamente através do futebol que os desportistas da região têm evitado e tirado mais de 500 atletas das drogas e das ruas, fazendo do esporte uma forma de educá-los para uma situação melhor, tirando-os da grande violência que existe na realidade.
– Então, é este o ponto fundamental da Associação de Esportes do Grande Santos Reis e nós temos conseguido este objetivo, haja vista que a gente engloba mais de 500 atletas, mais de 200 diretores e mais de 15 mil torcedores comparecendo aos campos durante toda a competição – disse Messias.
SEM CONDIÇÕES
Dois dos oito times que compõem o número de clubes que disputarão o campeonato dos Santos Reis pediram licença exatamente porque não têm condição financeira para disputar o campeonato. Os times são Colorado e São Francisco da Vila São Francisco de Assis, e Manoel Messias afirma que faz questão que essas equipes disputem o campeonato.
– A Vila São Francisco é um lugar no qual nós fazemos questão de disputar o campeonato porque é uma zona que tem necessidade de os jovens estarem envolvidos em um setor educativo e eles estão fora do campeonato justamente por falta de condição financeira. Nós não queremos isso, nem com o Colorado e nem com o time do São Francisco – disse ele.
