Nairlan Clayton Barbosa
Foto: acervo Marquinhos![]() Atletas da equipe de Marquinhos se preparam para mais um mineiro de karatê |
Depois de uma temporada considerada positiva para o esporte, os atletas de Montes Claros se preparam para a abertura dessa nova temporada com o Campeonato Mineiro de Karatê.
A competição vai ocorrer entre os dias 17 e 19 de Março, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro e também servirá como seletiva para a Seleção de Minas que disputa o Brasileiro.
Participando da 20a Edição da competição, a equipe Marquinhos Karatê/Funorte se prepara para mais uma disputa no Mineiro nas categorias Infanto-juvenil, juvenil e adulto masculino e feminino.
Para esta competição se preparam as atletas Bruna Lívia, Larissa Carolayne, Rosângela Daiane, João Henrique, Magvon Junior, Paulo Henrique, Victor Hugo, Lucas de Jesus, Antônio Hildemauro, Alex Sander, Geraldo Luciano e o Veterano Antônio Marcos, o Marquinhos, que vai participar do seu 22o campeonato.
Nestas 22 competições, Marquinhos conquistou 21 títulos, se tornando assim o atleta norte mineiro com mais conquistas no esporte. Segundo ele, o sentimento de gratidão é o principal em todos estes anos de participação.
- Me sinto honrado e também agradecido ao torcedor e ao público que sempre acreditou em mim e no meu potencial esportivo. Tantos outros atletas de minha época já pararam e a gente tem a oportunidade de continuar. Só tenho a agradecer - afirma Marquinhos.
Marquinhos é um colecionador de títulos na verdade. São 250 conquistas em mais de 30 anos dedicados ao caratê. Os títulos não são inéditos, mas para ele têm o mesmo valor como se fossem os primeiros. Há mais de duas décadas, Marquinhos é nome certo nas seleções adultas Mineira e Brasileira. Marquinhos é tricampeão pan-americano, nove vezes campeão da América do Sul, 15 títulos do Campeonato Brasileiro e 21 campeonatos mineiros, além de copas e torneios estaduais e regionais, como os Jogos de Minas, Jogos Abertos de São Paulo.
EQUIPE DOJÔ
Ao menos cinco atletas da equipe Dojô Shobukai, do Professor Marcos Aurélio também estão na disputa das modalidades Kata e Kumite: Marco Aurélio, na categoria master (44 - 46 anos); Magnus Leandro, categoria de 47 a 50 anos; Silas Queiroz e Carlos Daniel, ambos na categoria 16 e 17 anos; e Daniel Santos na categoria 18 anos acima.
Segundo o Professor Marco Aurélio, com a inclusão do Karatê como modalidade olímpica, o principal objetivo é projetar os novos atletas com idade de disputa.
- Temos aqui em Montes Claros um verdadeiro celeiro de atletas e por isso precisamos incentivá-los a seguir em buscar de grandes metas e principalmente do sonho olímpico. Se eles acreditarem, com certeza poderão alcançar - diz Aurélio.
A competição ocorrerá no Ginásio Homero Santos, em Uberlândia, já a partir desta sexta, 17 de Março.
