Logotipo O Norte
Quinta-Feira,20 de Novembro

Equipe do SESC se prepara para disputar a Copa Máster de vôlei, em Montes Claros

_

Jornal O Norte
Publicado em 30/11/2016 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 15:41.

Nairlan Clayton Barbosa

Quem vai ao Ginásio do SESC vê uma turma animada treinando vôlei com empenho e seriedade. Em alguns momentos o jogo fica tenso e a discussão acalorada. Ninguém quer perder. Seria uma partida normal, se os atletas do time não fossem todos de idade a partir dos 60 anos.

Manoel Messias, 67, gostava de futebol na juventude e chegou a treinar equipes como Cassimiro e Ateneu. Mas, depois de aposentado, descobriu o desejo de jogar vôlei e vem fazendo isso há um ano. Ele treina duro em preparação para a Copa Máster.

- Eu queria muito me inscrever para jogar vôlei aqui. Mas tive que esperar porque aqui não é ir chegando e jogando não. Tem que aguardar sobrar uma vaga. Mas confesso que praticar esporte na terceira idade é revigorante e nos ajuda a cuidar da nossa saúde - explica Messias.

Entre um set e outro, os atletas sexagenários se movimentam, discutem posicionamento e alertam cada um para sua posição no jogo. O treino é levado a sério. Alguns deles confessam que aqui encontraram qualidade de vida. José Carlos Vieira, 63, é um dos exemplos. Criado na cidade do Rio de Janeiro, ele explica que tinha uma vida estressante e agitada, sem tempo para atividades físicas.

- Era do trabalho pra casa e depois pro trabalho de novo. Vivia uma vida estressante sem tempo nem pra mim e nem pra família. Depois que me aposentei e passei a praticar o vôlei com os amigos, aumentei em muito minha qualidade de vida. O colesterol baixou e minhas taxas ficaram satisfatórias, além de um novo hall de amizades que fiz - diz ele, entre risos e gargalhadas.

Tem gente que foi profissional do esporte durante toda a vida e que depois de aposentar, sentiu-se preocupada em continuar sendo útil de alguma maneira, para evitar a melancolia e a depressão. Terezinha Almeida, 65, é uma delas. Depois de lecionar Educação Física por 28 anos, ao se aposentar ela ficou preocupada em que gastaria sua vida. Foi no vôlei que encontrou a resposta.

- Aqui encontro saúde na prática esportiva. Fiz amigos e posso participar de todas as atividades necessárias para o dia a dia. Estamos com expectativa em fazer uma boa apresentação na Copa Máster - diz Terezinha.

Qualquer pessoa de 60 anos acima pode participar da Copa Máster não só na modalidade de vôlei mas também no Boliche, Tênis de mesa, Buraco, Sinuca e Vôlei adaptado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na rua Viúva Francisco Ribeiro, 191 - centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (38) 2104 5100.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por