Nairlan Clayton Barbosa
Paintball é um dos esportes mais radicais que existe. Usando marcadores de ar-comprimido que atiram bolinhas de tinta biodegradável, este jogo tem hoje milhares de praticantes.
O objetivo das equipes é atingir os adversários com tinta em qualquer lugar do corpo ou do equipamento que eles portam dentro do campo. Existem juízes que acompanham a partida para verificar a eliminação dos jogadores. Vence o jogo o time que conseguir eliminar todo o time rival.
E uma turma muito animada vai se reunir neste fim de semana no que eles chamam de “Fábrica Abandonada” - FAMOC para mais uma disputa entre a equipe de Montes Claros (Snipper PaintBall) e o Paintball BH.
Jean é um dos fundadores do time e diz que o esporte é um dos mais procurados nos últimos tempos.
- Temos no mundo inteiro mais de 12 milhões de praticantes de Paint Ball, o que significa que esse é um dos esportes que mais cresce no planeta. Em Montes Claros, há 5 anos praticamos o Paint Ball e isso tem feito com que a cada ano possamos melhorar mais - explica Jean.
Rodrigo Mendes explica que o artefato que muitos chamariam de arma na verdade é chamado de marcador no Paint-Ball.
- O equipamento utilizado pode variar, segundo o tipo de competição, no entanto três coisas são requeridas sempre: Marcador - Uma espingarda ou pistola pneumatica; Paintballs - Pequenas esferas feitas de cápsulas de gelatina, contendo tinta, basicamente polietilenoglicol, outras substância não tóxicas e corantes variados, e que servem de munição para o marcador. Equipamentos de proteção individual - Principalmente máscara para o rosto e roupas confortáveis - diz.
E eles não se descuidam da proteção, que é o requisito máximo do esporte.
- a proteção mínima requerida de um praticante de paintball é uma calça (jeans normalmente), tênis, uma camiseta e - principalmente - a máscara. A máscara (especial) é a maior proteção do jogador porque o impacto direto de uma bolinha no rosto terá consequências muito sérias, que incluem, entre outras, quebrar dentes e cegar - explica Jean.
O evento vai começar as 8 da manhã e deve se estender até as 11 horas. Vencerá a equipe que eliminar mais oponentes do adversário. As tarefas são dadas para cada grupo que tem que executá-las em no máximo 40 minutos. O público está convidado a assistir, mas de uma área restrita para sua melhor segurança.
O local será a antiga Fábrica da Frigonorte, atualmente chamada de FAMOC pelos participantes que fica de frente a entrada para o Campus da UFMG, descida pela esquerda, próximo a faculdade de veterinária da Funorte.
