George Nande
Colaboração para O NORTE
Formada por Aírton, Ricardo e Nildo, a equipe da Disbamoc – Baterias Ajax foi a grande vencedora do 1º Team Penning (apartação de gado), realizado no último final de semana, dentro da 1ª Festa do Cavalo do Pentáurea Clube Campestre. Prestigiado por um grande público e diversos participantes, o evento marcou a inauguração do Centro Hípico e da pista de Team Penning da agremiação serrana, sendo que uma premiação de R$ 5 mil em dinheiro foi distribuída entre os vencedores. Em segundo lugar, ficou a equipe composta por Alberto, Divino e Luciano; seguida por Nildo, Ricardo e Edílson; e Airton, Alberto e Danilo.
Além das provas de Team Penning, a Festa do Cavalo do Pentáurea contou também com uma concorrida cavalgada, prova dos três tambores e cavalo x motocicleta, além de baile country e show sertanejo. O presidente do Pentáurea, Osmar Brandão, ficou satisfeito com a repercussão do evento, destacando que a construção do Centro Hípico e da pista de Team Penning é mais um desafio vencido pelo clube e tem como objetivo atender aos anseios de grande parte dos associados, que é adepta das atividades eqüestres. Para o Osmar Brandão, o novo espaço surgiu da preocupação do Pentáurea em oferecer opções para todos os gostos e idades.
TEAM PENNING
O Team penning (team = equipe / pen = curral) começou nos ranchos americanos e é um trabalho muito antigo e necessário para a rotina de tratamento dos animais. Era preciso separar o gado para dentro dos currais para a marcação, medicação, ou até transporte. Hoje é uma competição de ritmo acelerado e excitante que dá a uma equipe de três cavaleiros determinado tempo (dependendo da categoria) para separar três bovinos numerados de um rebanho de 30, sendo 10 grupos de três bois numerados. O tempo começa a ser contado quando o focinho do primeiro cavalo cruzar a linha de partida e termina com a rês no curral.
Um dos três bovinos que foi apartado do rebanho deve ser conduzido para um pequeno curral (pen) do lado oposto da arena. Os competidores devem separar o gado designado a eles, sendo os três bois com o mesmo número, tomando cuidado para não deixar que mais de quatro reses cruzem a linha de partida, o que resulta em desclassificação. A raça do cavalo pouco importa, o importante é ter um animal treinado e ágil. Não importa também se o competidor é novo ou velho, veterano ou pouco experiente, homem ou mulher, a grande sacada é ter os olhos atentos e muita agilidade para guiar o cavalo e conseguir cumprir a tarefa.