Enxandrista da Funorte pode se tornar mestre FIDE

Jornal O Norte
Publicado em 08/05/2008 às 12:47.Atualizado em 15/11/2021 às 07:32.

O enxadrista Sérgio Eduardo de Oliveira (Funorte) participou de três torneios no Rio Grande do Sul e São Paulo e obteve pontuação que pode dar-lhe o título de mestre FIDE



Heberth Halley


Repórter



O que todo enxadrista quer é ser tornar mestre, e para o enxadrista montes-clarense Sérgio Eduardo de Oliveira, que tem o apoio da Funorte, está quase lá. Ele participou de três competições, sendo uma internacional em São Paulo e Rido Grande Sul e obteve pontos para ser tornar mestre FIDE – Federação Internacional de Desporto Enxadrístico, juntamente com mais 11 enxadristas.






(foto: XU MEDEIROS)


Sérgio Eduardo mostra as duas medalhas nas competições


de xadrez no Rio Grande do Sul e em São Paulo



De 19 a 21 de abril, Sérgio Eduardo participou do campeonato internacional de xadrez em Registro/SP e na sua categoria terminou em quinto lugar. Na categoria absoluto terminou em 72º lugar e somou 2000 pontos. A competição contou com 280 enxadristas. 



Dias depois Sérgio Eduardo partiu para Ivoti/RS e participou do campeonato regional aberto e terminou em terceiro lugar. Entre os dias 30 de abril a 05 de maio, competiu num dos principais torneios de xadrez do Brasil, o campeonato aberto brasileiro, na cidade de Dois Irmãos, que contou com a participação de enxadristas de cinco estados, sendo Sérgio Eduardo, o único de Minas Gerais e acabou em oitavo lugar, obtendo a marca de 2.369 pontos em três partidas, sendo que no total participou de seis, com quatro vitórias, um empate e uma derrota.



Sérgio Eduardo trouxe inclusive uma reportagem do enxadrista Alexander Fier que ficou em terceiro lugar, da qual cita que foi uma partida muito duríssima contra ele.



O enxadrista da Funorte diz que no dia 01 de junho sai à lista com a relação dos novos mestres FIDE. Para saber se o enxadrista se torna mestre a FIDE faz uma média da pontuação de cada enxadrista e solta a lista com toda a pontuação. Caso não consiga atingir a marca de pontos o enxadrista precisa realizar mais torneios contra enxadristas FIDE para somar mais pontos.



- A expectativa é grande para obter a marca para ser mestre. Creio que dar chegar a pontuação exigida ou pelo menos aproximar – diz Sérgio Eduardo que já prepara para participar do Torneio de xadrez em Recife entre os dias 22 a 25 de maio.



APOIO



Sérgio Eduardo salientou o apoio da Funorte e disse que graças ao apoio do Clube Funorte que conseguiu participar de três torneios durante uma só viagem.



- Isto só seria possível com este apoio. Em outros tempos, eu realizava uma viagem e depois de seis meses realizava outra. Estes pontos obtidos para se tornar mestre, sem dúvida, se deve ao apoio da Funorte – afirma.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por