Desafio gigante

Jornal O Norte
10/01/2013 às 21:18.
Atualizado em 15/11/2021 às 16:55

Situação em que se encontram quadras esportivas em Montes Claros apontam para um mega desafio da atual pasta dos esportes, que precisará  “consertar” o estrago feito nos últimos anos em função do abandono dos locais de prática do esporte em Montes Claros.

Nairlan Clayton Barbosa


- Repórter

A Reportagem de O Norte percorreu três locais em  bairros distintos de Montes Claros e descobriu que a atual situação das quadras utilizadas para atividades esportivas vai requerer muito trabalho por parte da Secretaria de Esportes para recuperação dos locais.

No bairro Coronel Joaquim Costa, a quadra está praticamente abandonada. As muretas de proteção estão danificadas e o mato toma conta do cimento onde o esporte deveria ser praticado. Atrás dos gols a proteção de telas está danificada e o alambrado está quebrado.

Welington Rodrigues, eletricista, morador do bairro diz que desde que mora no Conjunto Coronel Joaquim Costa a situação é a mesma.


- Nada tem conserto. Como as pessoas falam que as crianças não podem ficar no meio de drogas e essas coisas, se o local que elas utilizam para brincar não tem condições nenhuma  a oferecer para eles? – lamenta Welington

Fotos: Raphael Felipe





O Ginásio,construído há cerca de 6 anos, mas não foi


completado e hoje serve de moradias de cavalos


Na quadra do bairro JK, os refletores até existem, mas a caixa de iluminação da CEMIG está com a fiação arrancada, e, por isso, as atividades esportivas só podem ser realizadas durante o dia.

Lucélio Júnior, balconista, que usa o local nos finais de semana para jogar futebol com os amigos,  está assustado com a situação do lugar.


- Aqui está tudo precário, a gente tem que improvisar os gols com pedras por que não existem as balizas. Da forma como está não dá, alguém tem que reformar essas quadras aqui, porque da forma como está não dá para continuar – desabafa Júnior.

Mas a maior prova da falta de compromisso com o dinheiro público está  mesmo no Conjunto Habitacional José Corrêa Machado, mais conhecido como Maracanã 2. Lá, um Ginásio coberto está semi-pronto, mas não foi terminada a quadra e a estrutura para o funcionamento do local. Hoje o lugar está servindo para o abrigo de cavalos e animais peçonhentos. A situação persiste por mais de 5 anos. Os moradores estão revoltados.


- Como pode gastar tanto dinheiro com isso e deixar largado dessa forma? As pessoas estão criando cavalos lá dentro. É um dinheiro desperdiçado que poderia ser investido em outra coisa – revela indignada a operadora de telemarketing Sheila Barbosa, recém chegada ao bairro.




Moradores não respeitaram a tentativa de administrações


 anteriores de não deixar o local entregue aos vândalos e


quebraram a proteção para não entrar bichos e


animais que foi construída


O secretário de Esportes, à época da construção do Ginásio Georgino Neto, na gestão do ex-prefeito Athos Avelino, diz  que a verba para construção da quadra coberta foi totalmente liberada.


- Quando nós assumimos a Secretaria, o Ginásio do bairro Maracanã 2 já estava em construção. Os recursos estavam sendo liberados, nós desconfiávamos que em passos muito lentos, mas nunca deixou de ser revertido para as obras. Eu fiquei apenas dois anos na Secretaria e quando saí, ele estava praticamente na fase final de sua construção. Não consigo entender como a construção não foi concluída e a situação ficou da forma como está atualmente – explica Gino.

 


Do lado de dentro as arquibancadas e a estrutura não podem


ser usadas por que onde deveria ter a quadra


ainda está no chão batido


Em nota, o atual Secretário-adjunto de Esportes, Pastor Elair Rodrigues, disse que as quadras esportivas deverão, de fato, passar por uma reforma geral e ampla. O objetivo é, além de garantir que as quadras sejam espaço de lazer para a população, que elas possam ser ferramentas para construção dos cidadãos do futuro, dentro do projeto da educação integral, que começa a funcionar a partir de março, no ensino municipal.  Em um primeiro momento, os espaços vão passar por reformas pontuais, visando recuperar alambrados, grades, piso. As quadras também serão pintadas. Em um segundo momento será realizada uma reforma mais ampla.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por