Nairlan Clayton Barbosa
Ele começou a lutar há 12 anos, mas só há 9, passou a levar à sério o esporte. David Kane começou com o Muay Thay em 2004 e depois Jiu-Jitsu na sequência. Mas foi só em 2008 que ele passou a se dedicar integralmente ao MMA e também passou a defender Montes Claros em diversos títulos.
Atualmente ele defende a Academia Vilsão Team.
A rotina entre o trabalho e o esporte não é fácil. Kane é funcionário público e trabalha na prefeitura entre 7 da manhã e 17 horas. Após sua jornada profissional ele dá aulas de artes marciais até as 22 horas em uma academia da cidade, só sobrando o horário de 23 e 24 para os treinos.
- Eu chego à minha casa por volta da 1 da manhã todos os dias e isso não é fácil, mas com muita disciplina procuro me manter em forma para os desafios que a luta me proporciona. Para isso conto com a ajuda do meu chefe, o Luís Osman, que sempre entende quando estou mais perto de uma luta e facilita sempre a minha participação – afirma David.
Em pouco mais de uma década de carreira, David avalia que o esporte progrediu pouco na região.
- O progresso não tem sido satisfatório. Uma das principais causas como sempre é a falta de patrocínio, além da pouca divulgação dos eventos, além de poucos promovedores dos próprios torneios em Montes Claros e região – avalia Kane.
Por outro lado, David Kane faz uma análise positiva do número de praticantes das artes marciais.
- Aumentaram sobremaneira o número de praticantes do esporte em Montes Claros, embora o apoio dos patrocinadores tenha diminuído – explica Kane.
O lutador de MMA participou entre os dias 15 e 17 de dezembro de um torneio na cidade de Manhuaçu e enfrentou o lutador Antonio Pitbull, da academia Patão e venceu no primeiro round por nocaute, na categoria 70 Kg.
- Venci em 20 segundos de luta e nocauteei o Pitbull em cima e embaixo, e foi satisfatória pra mim – explica entusiasmado o atleta.
Mas os desafios não param por aí. David Kane tem compromisso marcado no dia 3 de Março em Belo Horizonte onde vai competir em um torneio representando Montes Claros e o Norte de Minas. A participação no evento vai garantir pontuação no currículo que garante o ranking dos atletas de MMA.
Aos que estão começando na luta, David Kane deixa uma mensagem de incentivo e cautela ao mesmo tempo.
- Não é fácil a vida de lutador de MMA. Até hoje venci 15 vezes e perdi 4 e para mim as derrotas foram sempre muito dolorosas. Mas o mais importante é que a gente leve a sério e entenda a importância da disciplina, tanto para quem está começando como para quem luta há muito tempo como eu. Disciplina é tudo – finaliza Kane.
