NAIRLAN CLAYTON BARBOSA
Repórter
Foto: Divulgação![]() Ciclistas vão subir 600 metros no pedal nas serras de Itacambira |
A expectativa é que 30 competidores participem da Cronoescalada, que é um desafio dos mais difíceis em toda a temporada do Ranking Bicimax de ciclismo.
Neste ano o tema da 11ª Cronoescalada é “Quanto maior a conquista, maior o desafio” e quem disputar vai fazer jus ao nome, já que serão 600 metros de subida nos 22 km da MG-308 que liga Juramento a Itacambira.
Para o Coordenador do evento, o argentino Juan Farina, que mora em Montes Claros há 30 anos e promove eventos deste nível, das provas chamadas “Contra-Relógio” esta é sem dúvida a mais difícil. “Os competidores já começam com 600 metros de altitude, o que já dá um desgaste natural e ao passo que a prova vai se desenrolando, atingem 1.100 metros quase no seu nível máximo de resistência” afirma Farina.
O ciclista Paulo Afonso disputa provas há 22 anos e diz que essa é talvez a prova mais difícil num raio de 1.000 quilômetros no estado. “É preciso estar preparado e várias vezes fizemos o treinamento no local para termos condicionamento físico necessário para a disputa da prova” explicou Afonso.
Vão ser disputadas provas nas categorias: Elite Open e a grande novidade: Open Feminino (17 anos +), também nas categorias Máster A (30-39 anos), Máster B (40-49 anos) e Máster C (50 a 60 anos).
O Rei da Montanha
Outra prova disputada dentro da competição é o Rei da Montanha que premia o ciclista que fizer mais rápido o percurso de 22 Km. A 11ª Cronoescalada é etapa que faz parte da temporada Bicimax de ciclismo de 2016.
