
Em pé: Juvêncio treinador. Dão Meio Quilo (falecido) Gilberto, Joel Rosa, Gonha, Tone Gravatinha e Zezinho de Nen com 14 Anos. O último não conseguimos identificar. Agachados: João Rema, Lirinho, Marinho, Nequinho, Dudu e Boi
Por Nairlan Clayton Barbosa
Um dos baluartes do futebol varzeano de Montes Claros completou 57 anos no dia 11.04.
A Associação Atlética Juventus nasceu por causa da insatisfação de alguns atletas que eram reservas do Olaria, equipe que atuava em um campo de futebol improvisado que funcionava onde hoje ficam as dependências do cemitério Parque Jardim da Esperança. Decidiram então fundar o Juventus os seguintes homens de fibra: Juvêncio Augusto Soares e João Pimenta, o famoso Mestre Zanza do Catopê de Montes Claros.
A equipe foi fundada em 11.04.1960 se tornando de lá para cá o Papa títulos do futebol varzeano de Montes Claros. Segundo Robson Róger, um dos diretores do time atualmente, foram 23 títulos do varzeano e 9 Copas.
- Vencemos 4 torneios que eram disputados no feriado de 7 de Setembro envolvendo Cassimiro e Ateneu até que resolveram acabar com a competição por que só o Juventus ganhava. Conquistamos ainda vários torneios de bairro e fomos campeões amadores invictos da segunda divisão. Conquistamos também em 1993 o campeonato varzeano de forma invicta - afirma Roger.
Ele ainda lembra um torneio que ficou marcado na memória da equipe.
- Tem um título muito importante que conquistamos que foi em um jogo contra o Pompéia Campeão Amador de Belo Horizonte valendo troféu disputado aqui em Montes Claros. Ganhamos pelo placar de 2 X 0 com gols de Adão Coelho e Zé Maria Cabeludo - diz Robson.
Outra marca registrada do Juventus foi a de revelar jogadores que se tornariam em suas épocas grandes nomes do futebol de Montes Claros.
- Atuaram no Juventus célebres nomes do futebol de nossa cidade, como Nilson Espoletão, Nilson Fiapo, Tuzinho, João de Júlio, Lois Emiliano, Pedro Lobo, Zezinho de Nen, Adão Coelho, Lerão, Jovão e Zé Doido - conta Róger.
Em tempos atuais, o time ainda revelou outros nomes que são destaque no futebol montes-clarino: Cesinha Catopê, o goleiro Everaldo Wandaik, que atuou em duas grandes equipes de Montes Claros, como o Funorte e o Bicho, Ronaldo Goleiro, Silvio Moleque e ainda o próprio Robson Róger, que depois passou a atuar nos bastidores da equipe, fazendo parte efetiva de sua diretoria.
No dia 07 de abril, o time teve uma baixa que provocou tristeza nos demais membros da equipe. O Atleta Dão Meio quilo faleceu e foi prestada uma homenagem a ele.
