A volta do Atlético ao Mineirão retorna com a discussão que domina o futebol mineiro desde 2013, quando o clube passou a ter o Independência como casa e o Cruzeiro, o Gigante da Pampulha: quem leva a melhor nessas escolhas?
No geral, há prós e contras dos dois lados. Quando se trata de Copa Libertadores, não há dúvida de que a vantagem é cruzeirense. E são os números que provam isso.
Amanhã, às 21h30, contra o Deportivo Lara, da Venezuela, a Raposa inicia sua quarta participação na Copa Libertadores usando o novo Mineirão. E apesar de o Atlético estar disputando a sexta edição no mesmo período e de ter 11 jogos a mais após o Cruzeiro encarar os venezuelanos, o número de torcedores que cada um levou ao estádio será praticamente o mesmo.
Em 27 jogos, a partir de 2013, o Atlético tem um público total de 613.786. São 69.288 torcedores a mais que o Cruzeiro, que levou 544.498 pessoas ao Mineirão em 15 partidas, mesmo tendo chegado apenas às quartas nas três edições, sendo que o rival foi campeão em 2013.
Essa diferença se deve ao fator Mineirão, pois a média de público cruzeirense (36.299) é mais que um Independência e meio. Já a do Atlético, mesmo com quatro dos 27 jogos disputados no Mineirão, é de 22.732.
A Libertadores 2019 tem um atrativo a mais para a rivalidade mineira, pois a discussão envolvendo a presença de público no estádio é uma “briga” eterna entre atleticanos e cruzeirenses.