Por Nairlan Clayton Barbosa
A equipe de Natação do Projeto Social Correios CBDA/MCTC fez bonito neste fim de semana. 44 atletas comandados pelo Professor Marcelo Caribé e auxiliares conquistaram o 2ª Lugar Geral na Copa Brasil de Natação Não Federados que ocorreu entre os dias 26 e 28 na cidade de Juiz de Fora, Zona da Mata Mineira.
Num total de 21 clubes inscritos, a equipe da Praça conquistou 531 pontos, ficando atrás apenas da equipe do Colégio Jesuítas, da cidade anfitriã, que alcançou o total de 753 pontos. Foram 42 medalhas, sendo 16 de Ouro, 14 de Prata e 12 de Bronze.
Uma das organizadoras da delegação, Maristela Soares, explicou à reportagem de o Norte e do programa Camisa 12, da TV Geraes, ainda no domingo à noite, assim que desembarcou em Montes Claros, por telefone, a emoção de ter conquistado a segunda colocação numa competição que envolveu equipes de todo o país.
- Essa foi nossa primeira participação da Copa Brasil de Natação e conquistamos o 2ª lugar. Tivemos vários recordes batidos e ainda conseguimos o Troféu eficiência. Para mim que venho acompanhando a luta dos professores e das crianças para continuar com o projeto é gratificante. Agradeço também a toda a equipe de esportes da Praça que vem dando suporte importante para o crescimento destes meninos – afirmou Maristela em meio a muita euforia ainda pelo resultado no domingo à noite.
O Atleta Renato Ramos, 14 anos foi um dos destaques da competição. Ele foi 1º lugar nos 50 metros de peito com o tempo de 37´20. Conquistou a segunda colocação nos 50 metros Craw com o tempo de 28´60. Foi também segundo colocado no revezamento 4 x 50 Medley Misto e ainda foi 3º lugar nos 100 metros Medley com o tempo de 1.20´00.
A atleta Ellen Mayra, 17 anos, retornou para Montes Claros com 5 medalhas, sendo 3 de provas individuais, 1 revezamento e 1 Índice Técnico. Mayra também conseguiu bater 4 recordes.
Bateram recordes os atletas Breno Duarte, Ellen Mayra, Mariana Santos e Adrielle Soares que conquistaram com isso o troféu eficiência que é a soma da pontuação de cada atleta dentro do contexto da equipe.
Mas não há tempo para descanso. O time já treina duro para a competição do próximo fim de semana. Os treinos começaram na noite desta segunda, 29, e prosseguem até a véspera da competição. O Professor Marcello Caribé, responsável técnico do Projeto e um dos mais antigos do Projeto de Natação, explica que espera um desempenho tão bom quanto o da Copa do Brasil.
- A Copa MG de Natação vai ter mais uma fase que será realizada também na Zona da Mata Mineira, no dia 3 de Setembro. Esperamos poder conquistar tantas alegrias assim como fizemos na Copa do Brasil, também na mesma região no fim de semana. Esse é um Projeto Social sério que tem mostrado como os atletas são capazes e estão imbuídos de procurarem por meio do esporte sua realização pessoal de vida – afirma o Prof. Caribé.
